Como fazer uma licitação para uma obra de demolição?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
Nas licitações, espere intensa competição e desafio como parte do processo. O que você está licitando não é apenas quem pode fazer o trabalho, mas quem pode fazer com a melhor qualidade e com o menor custo possível. Abaixo estão algumas diretrizes de licitação e algumas dicas sobre licitação para obras de demolição.
Obtenha as informações necessárias. Você deve estar bem informado sobre o produto, as pessoas, a estrutura e a organização das empresas para as quais vai concorrer. Você também deve conhecer os pontos fortes e fracos das empresas, sua estratégia de marketing e a lista de preços. Não se esqueça de verificar os descontos especiais também.
Obtenha a melhor equipe. Entre todas as pessoas da sua empresa, você deve escolher aquelas que conhece por experiência própria como tendo o profissionalismo para fazer bem o trabalho. Escolha pessoas que sejam eficientes e confiáveis quando se trata de trabalho. Lembre-se de que você está construindo e vendendo sua equipe, portanto, certifique-se de ter as melhores pessoas para o trabalho. Escolha cada membro que possa contribuir com qualidades que aumentarão a capacidade e a comercialização de seu grupo. Ter uma equipe forte dá a você uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes por ter a combinação certa de mão de obra para fazer um trabalho melhor do que qualquer outra pessoa.
Elabore uma proposta atraente. Não se esqueça de incluir em sua proposta todo e qualquer trabalho de demolição com o qual você teve experiência. Ele também deve incluir informações sobre a situação financeira da sua empresa, incluindo ativos e passivos, sua equipe e suas experiências e uma visão geral da sua empresa. Resuma todos os argumentos, apoiados em informações factuais, por que sua empresa é a melhor contratada para o trabalho. Criar uma proposta às vezes pode ser desafiador, especialmente se você não for bom em redação, edição e gramática. É aconselhável contratar alguém especificamente para fazer isso por você, uma vez que a qualidade da sua proposta determinará principalmente o seu sucesso no processo de licitação. Você também pode pedir ajuda a um colega ou a um membro da família cuja linha de especialidade se enquadre nas descritas acima, se você não puder contratar alguém para esse trabalho específico.
Estude as diretrizes para o envio de requisitos. Geralmente, variam de acordo com a agência ou pessoa contratante. É muito importante que você cumpra cada requisito com cuidado e siga o procedimento correto. Reserve um tempo para ler a solicitação, para não perder detalhes importantes.
Saiba como se vender verbalmente a si e à sua empresa. Acredite que sua empresa está qualificada para o trabalho específico e tenha confiança em sua capacidade de cumprir o trabalho para o contratante. No entanto, não seja excessivamente confiante. Evite se gabar das conquistas de sua empresa e se declarar a melhor, especialmente se não tiver provas para comprová-las. Aprenda a ser sutil, mas confiante.
O mais importante é mostrar a vontade da sua empresa em realizar o projeto. Além de boas propostas, adquirir confiança é a chave para fechar qualquer negócio. Encontre maneiras de adquirir a confiança da agência contratante usando não apenas suas realizações e habilidades, mas também suas habilidades sociais e de negociação.