Como iniciar uma empresa de gerenciamento de artistas?
Paulo Bruno Fernandes
• 3 min de leitura
Você já se perguntou como seria sua vida se passasse suas horas de trabalho com pessoas que estão determinadas a ser artistas de sucesso? Você gosta de ajudar artistas que lutam a encontrar seu lugar no negócio do entretenimento e vê-los chegar ao topo de seu ofício? Nesse caso, você poderia ter uma carreira brilhante como empresário de artistas.
Nem todo mundo tem coragem de lidar com esse tipo de trabalho, porque você tem que ser flexível o dia todo e a noite toda devido aos horários que você tem que cumprir. Mas se você acha que está certo para este trabalho, você pode usar essas etapas como suas diretrizes para trilhar o caminho dessa profissão.
Questões jurídicas: você deve ter seu contrato de gestão, que pode ser obtido a partir de um modelo de uma fonte online. Ou você também pode ter seu próprio advogado para solicitar uma minuta do contrato. Você deve incluir aí o nível de sua autorização sobre como irá cobrir seus artistas, responsabilidades de licenciamento e os direitos dos artistas, incluindo sua aparência e imagem. Além disso, você deve indicar que gerenciará exclusivamente um artista ou se ainda conseguirá trabalhar com outros artistas.
Áreas cinzentas: peça novamente a seu advogado para redigir outro acordo, mas desta vez ele cobrirá as áreas cinzentas que seu contrato não cobriu. Suas responsabilidades do dia a dia também serão incluídas aqui, assim como sua relação cliente-gerente. Também envolverá a extensão de suas decisões, bem como os assuntos pessoais de seus clientes.
Negociação: você também deve incluir os termos e a duração da renegociação da descrição do trabalho e do seu contrato. Os especialistas do direito contratual preferem os contratos mais curtos por cerca de três a quatro meses para que você possa atualizar os documentos de duas partes ao mesmo tempo.
Requisitos de compensação: podem surgir mal - entendidos, portanto, você deve estipular a compensação. Basicamente, os gerentes recebem comissão dos artistas. Por exemplo, pode ser vinte por cento das receitas líquidas ou dez por cento das receitas brutas. Mas antes de decidir sobre a porcentagem, você deve saber primeiro as taxas de pagamento padrão em seu setor. Além disso, você deve estipular as despesas que podem ser reembolsadas se você viajar em nome do seu artista.
Acordo de separação: você também deve fazer um acordo de separação porque o novo relacionamento pode ser muito difícil. Às vezes, esses relacionamentos podem ultrapassar os padrões éticos, filosóficos e morais.
Expansão: Uma vez que seu relacionamento com seu primeiro cliente ou artista esteja cimentado, você também pode expandir seus negócios, porque você é capaz de lidar com as coisas que precisa fazer. Você também pode considerar a contratação de gerentes de equipe júnior para liberar seu tempo. Verifique também suas finanças e comissões antes de decidir se vai alugar um escritório.
Comece a construir conexões
Um relacionamento estável com seus artistas pode ser uma das chaves para seu sucesso. Além disso, comece a construir conexões com outros artistas, porque eles também irão anunciar ou promover você para outras pessoas. Trate seus clientes como seus parceiros de longa data, se você deseja ser um gerente artístico para o resto de sua vida.