Como iniciar uma empresa de propriedade dos funcionários?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
Os funcionários que trabalham em uma empresa têm vários benefícios: recebem bônus quando os negócios vão bem, podem tirar férias remuneradas, têm direito a diversos tipos de seguros e alguns até conseguem carro. Mas uma ideia que ainda não pegou bem é a de permitir que os funcionários se apropriem da empresa.
Existem, no entanto, vários benefícios em ter uma empresa de propriedade dos funcionários. Um grande exemplo é o aumento da motivação dos funcionários para trabalhar não só para si, mas para a própria empresa, pois sabiam que seriam recompensados financeiramente por qualquer contribuição que estivessem dando à empresa.
Investimento financeiro pessoal
Isso significa que os funcionários estarão mais dispostos a ir mais uma milha a mais, aumentando assim a produção, as vendas e o lucro da empresa. Os funcionários também se tornarão mais leais à empresa e isso levará a um melhor desempenho e um melhor relacionamento. Outra vantagem dos negócios pertencentes aos funcionários é que eles podem levantar mais dinheiro vendendo as ações aos funcionários e, então, expandir ainda mais os negócios. Além disso, haverá uma probabilidade maior de que o pessoal e funcionários-chave sejam retidos pela empresa por causa de seu investimento financeiro pessoal.
Tendo em mente todas as vantagens mencionadas, como iniciar uma empresa de propriedade de funcionários? Abaixo estão as etapas a seguir:
Passo 1
Plano de compra de ações para funcionários
Identifique que tipo de propriedade do funcionário será usado na alocação do patrimônio. O mais comum é o plano de propriedade de ações para funcionários (ESOP), em que as ações da empresa são adquiridas pelos funcionários na forma de plano de pensão, plano de aposentadoria ou plano de compensação de capital.
Outro modelo é o plano baseado no desempenho, em que os funcionários que demonstrarem um serviço e desempenho excelentes receberão uma parte da empresa e serão oferecidos como bônus. A empresa também pode oferecer as ações aos funcionários para que eles comprem diretamente a um determinado preço. Em conjunto com isso, a empresa também pode oferecer programas de financiamento a uma determinada taxa de juros que ajudariam o funcionário a comprar as ações.
Passo 2
Plano explica
Crie um plano com base na estratégia que você usará. O plano explica como um determinado funcionário pode se tornar elegível à propriedade do funcionário. Servirá de guia e também de meta para todos os funcionários que desejam possuir ações da empresa.
Crie uma lei ou regra que determine a função e o status de cada membro, especialmente para aqueles que iniciaram o negócio. Também estabelecer o controle da empresa. Quem estaria encarregado da tomada de decisão? Seria baseado em quem tem maior patrimônio ou seria decidido por voto? Um sistema de distribuição do patrimônio também deve ser desenvolvido não apenas para os novos empregados-proprietários, mas também para aqueles que podem decidir se aposentar ou deixar a empresa.
Passo 4
Procure assistência de advogados e contadores para verificar os detalhes de seu estatuto e também para adquirir os formulários necessários ou quaisquer documentos legais necessários para a empresa implementar tais planos. Também é aconselhável perguntar e planejar com as pessoas que têm experiência em propriedade de funcionários sobre alguns problemas que podem surgir, bem como as soluções e medidas preventivas. Também obtenha as vantagens de obter outros recursos ingressando em grupos ou associações para propriedade de funcionários.