Como envolver os funcionários na tomada de decisões?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
O elemento básico do processo de tomada de decisão racional consiste em estabelecer metas e objetivos, identificar problemas, desenvolver e avaliar alternativas, escolher uma alternativa e implementá-la, bem como avaliar seu resultado. Este modelo é derivado da teoria clássica da decisão, que assume que as pessoas são tomadores de decisão racionais que têm acesso imediato a todas as informações relevantes e que podem identificar todas as soluções viáveis e avaliá-las.
O modelo do mestre escravo foi usado em diferentes países, incluindo famílias onde os súditos estavam sob a alteza real. Esta é a razão pela qual algumas empresas funcionam apenas com este modelo disponível. No entanto, isso não é mais aplicável ao nosso mundo moderno hoje, porque os funcionários precisam fazer parte da tomada de decisões, uma vez que estão praticamente na linha de frente no dia-a-dia da empresa. Como parte da gestão da empresa, você precisa aproveitar a força de seus funcionários, envolvendo-os no esforço de construção da equipe. Os gerentes que supervisionam a produtividade precisam ser extremamente sensíveis sobre os pontos fortes e fracos de seus funcionários para que eles saibam em quem podem confiar em tempos de crise.
Envolvimento do funcionário significa definir
O conceito de envolvimento dos funcionários origina-se de uma filosofia do tipo líder, onde as pessoas contribuem para a efetividade da empresa e a melhoria é contínua. As empresas que empregam essa estratégia são mais bem-sucedidas em suas áreas de negócios. Acrescente-se a isso um ambiente de trabalho saudável que ocorre quando empregado e empregador estão sempre em comunicação constante um com o outro. O envolvimento dos funcionários significa criar uma atmosfera no escritório onde o impacto das decisões e ações afetem necessariamente o seu trabalho.
É importante observar, entretanto, que o envolvimento dos funcionários não deve ser o objetivo final de uma organização. É a filosofia de gestão sobre como as pessoas podem contribuir com suas próprias idéias para o bem de toda a empresa. A mudança positiva ocorrerá se a administração for capaz de facilitar essa estratégia. Uma gestão de mudança eficaz impactará toda a empresa até o último funcionário.
Uma abordagem para solicitar ideias dos funcionários é usar uma caixa de sugestões. Uma caixa de sugestões encorajará os funcionários a dar suas idéias sem serem questionados quanto aos seus motivos. No entanto, os funcionários designados para lidar com essa caixa de sugestões geralmente não levam esse trabalho a sério. A caixa de sugestões é deixada em um canto e não é utilizada corretamente, mas pode ser maximizada para conter todas as sugestões e comentários que ajudarão a empresa a melhorar seus produtos e serviços.
Outra abordagem para solicitar as sugestões dos funcionários nas decisões da empresa é por meio da abordagem de brainstorming. Esta é uma ferramenta valiosa porque todas as ideias são bem-vindas. O grupo também é incentivado a enviar sugestões. Além disso, isso ajudará os funcionários a colocar suas idéias por escrito, sem qualquer censura. Assim, a administração da empresa será capaz de avaliar a visão geral de seus funcionários.
A gerência também pode solicitar decisões do grupo. Como regra geral, as decisões de grupo tendem a ser mais precisas do que as decisões individuais, mas apenas para certos tipos de problemas. As decisões de grupo podem ser superiores quando os problemas têm várias partes, o que permite uma divisão de trabalho entre os membros do grupo. Além disso, os membros do grupo possuem habilidades e informações complementares. A tomada de decisão em grupo também é melhor realizada quando os problemas envolvem estimativa, em vez de criatividade.