Já se perguntou como máquinas, equipamentos, brinquedos mecanizados e outros produtos que exigem muitas peças são produzidos em grandes volumes? Pode ser incompreensível se você tentar analisar como cada peça ou componente é colocado no lugar ou como as fiações do motor estão conectadas e entrelaçadas umas com as outras como algumas mãos astutas as teceram.
A maioria dos fabricantes faz uso do fluxo de produção para poder sair com seus produtos em massa. A produção segue uma linha de montagem onde cada parte do equipamento é adicionada e montada. O fluxo de produção fornece um processo mais fácil, simples e sistemático de criação de um item, especialmente veículos motorizados.
Análise de fluxo de produção
Mas como uma empresa de manufatura pode acompanhar as complexidades de sua própria produção? Isso é feito com o auxílio de Análise de Fluxo de Produção (PFA).
A Análise do Fluxo de Produção é um método utilizado para verificar os requisitos de um determinado produto, bem como examinar a condição de cada máquina utilizada na fabricação dos itens. A Análise de Fluxo de Produção ajuda a estabelecer a designação de máquinas e ferramentas para cada célula de acordo com o layout da célula na linha de montagem. Normalmente, em uma empresa de fabricação de automóveis, as máquinas são dispostas uma a uma seguindo uma sequência do início ao fim da montagem. Isso permite um fluxo ininterrupto de produção, no qual uma peça de material é montada em uma única execução.
A análise do fluxo de produção é geralmente apresentada e disposta em um padrão de coluna. A análise de células é baseada nos dados vistos nas linhas e colunas que representam agrupamentos simultâneos. Por exemplo, certos componentes são agrupados para formar cinco células. Enquanto isso, outro grupo de componentes chega a oito. Agora, as máquinas são atribuídas a cada grupo de células ou "família". Pode ser uma máquina para uma família e três máquinas para outra família, dependendo dos requisitos e da extensão do trabalho de montagem. Às vezes, as tarefas de cada máquina se sobrepõem e, nesse caso, ela atende a duas ou mais famílias. Neste ponto, o fabricante pode considerar a compra de outra máquina para manter o bom andamento do trabalho.
Alguns problemas podem ser encontrados em uma análise do fluxo de produção. Uma delas é quando o analista descobre que algumas partes de estrutura semelhante requerem máquinas diferentes. Isso pode ser causado por políticas de produção que podem ter mudado ao longo dos anos. Por exemplo, uma peça do carro que costumava ser reparada pela máquina A cinco anos atrás foi alterada e melhorada. Neste caso, é necessário um redirecionamento das atribuições de tarefas para as máquinas.
Outra preocupação que pode surgir na análise do fluxo de produção é a análise térmica. Uma vez que a produção em massa por grandes empresas manufatureiras envolve grandes volumes de produtos, a produção é contínua ao longo do ano. Mudanças na temperatura e nas condições climáticas podem afetar as condições das máquinas, portanto, análises térmicas são frequentemente realizadas para saber se a eficiência do equipamento usado na produção é alterada com a mudança de temperatura. O ajuste nas condições climáticas naturais não é o único fator que pode afetar as máquinas, mas também a mudança na temperatura devido às emissões de gases ou descargas elétricas. Em qualquer caso, as recomendações dadas por analistas de fluxo de produção são baseadas em suas observações a partir das matrizes fornecidas.