Você pode tolerar a análise de tolerância? À primeira vista, o nome pode parecer assustador. Mas se você for capaz de superar a intimidação do nome, poderá descobrir que a análise de tolerância é uma ferramenta muito útil para tirar o máximo proveito dos sistemas mecânicos de seu trabalho. Definitivamente, você pode contratar um especialista em análise de tolerância para ajudá-lo com os detalhes técnicos. Mas, é claro, você ainda precisará ter seus insights sobre o assunto. Isso garante que você ficará perfeitamente ciente de como as coisas acontecem como um todo e como isso ajudará seu sistema de trabalho.
Em suma, a análise de tolerância envolve um conjunto de técnicas que visam traçar o perfil das variações de um sistema de elementos. Normalmente feito na prática de engenharia para garantir a segurança dos elementos, a análise de tolerância é de natureza altamente matemática. Mas seu objetivo principal é perfeitamente compreensível - mapear as variações de diferentes partes de um sistema e como elas se acumulam e afetam a funcionalidade e a segurança de uso do sistema.
Procedimentos de tolerância de engenharia mecânica
Quando você lê as técnicas de tolerância, quase sempre se refere à tolerância mecânica ou tolerância geométrica. Mas isso não se limita apenas aos procedimentos de tolerância da engenharia mecânica, já que o método também pode ser usado para sistemas elétricos e muitos outros. Você agradece à análise de tolerância não apenas por ajudar as máquinas a operar da melhor forma, mas até a própria eletricidade que flui em seus aparelhos depende das tolerâncias de engenharia elétrica das diferentes partes de seu fornecedor de eletricidade.
Modelos de análise de tolerância existentes - A pilha de tolerância é o mais popular entre os modelos existentes para análise de tolerância. O termo pilhas é usado para se referir ao "empilhamento" dos níveis de tolerância de diferentes partes de um sistema. Como um corpo humano, todo um sistema tem suas partes. Por exemplo, o coração só consegue lidar com uma determinada quantidade de colesterol, e o fígado, com uma certa quantidade de sal. A maneira como você come estabelece o equilíbrio entre essas tolerâncias que seu corpo pode permitir. Da mesma forma, as peças da máquina têm seus respectivos limites de tolerância. E os cálculos obtidos a partir do empilhamento de tolerância permitem que as diferentes partes se movam livremente sob alguma operação equilibrada sem que as máquinas quebrem.
A base estatística é uma vantagem - como os cálculos são essenciais, é necessário ter um bom olho e algum conhecimento de estatística para compreender a análise de tolerância em profundidade.
Software de análise de tolerância - Graças à tecnologia, a análise de tolerância agora é facilitada com a ajuda do software de análise de tolerância. Você pode experimentar o MITCalc da Softpedia para começar. Isso pode ajudar a reduzir a matemática que você precisa saber fazer manualmente para gerar dados de tolerância.
Suas variáveis são importantes - como você lidará com a montagem de peças, suas variáveis são as mais importantes. Eles estão se movendo de forma flexível ou estão em uma posição fixa? Essa pergunta precisa ser respondida para todas as peças porque todas afetam a quantidade de tolerância que uma peça do sistema pode gerar.
Dimensionamento geométrico e tolerância - Um projeto de tolerância é gerado a partir do dimensionamento geométrico, frequentemente retratado em 3 dimensões. Alguma experiência em desenho de engenharia também é uma vantagem quando você tenta retratar visualmente os níveis de tolerância. Ele permite que você visualize os detalhes e como combiná-los para formar um sistema completo que pode ser aberto para análise de tolerância.
Cursos de treinamento de tolerância - recursos online, como gerenciamento dimensional avançado LLC fornecem alguns dos cursos básicos de treinamento para análise de tolerância. Isso pode realmente aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.