Espionar funcionários legalmente não é uma tendência nova, mas tornou-se tecnologicamente mais fácil de realizar. Já se foram os dias de olhar por cima do ombro de um funcionário e ouvir fofocas na sala de descanso. Para proteger suas margens de lucro e tranquilidade, aqui estão cinco dicas sobre como espionar legalmente seus funcionários.
- Pesquise e aprenda sobre as leis de privacidade. As leis relativas aos direitos individuais à privacidade variam de país para país e de estado para estado. Antes de implementar uma política, certifique-se de que tem o direito legal para fazê-lo. Além disso, notifique seus funcionários sobre quaisquer alterações de política, atualizando seu manual de emprego. É importante que os funcionários antigos e novos entendam seus direitos, o que você espera no local de trabalho e as consequências se violarem alguma política.
- Monitore o uso do computador. Como proprietário do equipamento que sua equipe usa, na maioria dos casos, você tem o direito legal de realizar verificações pontuais revisando aleatoriamente o e-mail e o tráfego da Internet. Existem pacotes de software disponíveis para compra que monitoram o uso do computador, filtrando ou alertando sobre atividades inadequadas. Muitas empresas também realizam pesquisas no computador durante os ciclos regulares de manutenção do computador e excluem qualquer software ou arquivo não autorizado da empresa, como jogos ou música.
- Verifique seus registros telefônicos. Monitore as chamadas de saída periodicamente, revisando os registros telefônicos de sua empresa para garantir que seus funcionários estejam usando o telefone para fins comerciais legítimos. Além disso, procure durações de chamadas e frequências para números específicos, caso detecte alguma discrepância. Se você fornecer telefones celulares para determinados funcionários, certifique-se de que os termos de uso sejam explicitados.
- Torne os livros responsáveis. Exija relatórios de despesas quinzenais ou mensais e determine que os funcionários mantenham os recibos de todas as transações comerciais feitas em seu nome ou de viagens ou outras despesas relacionadas aos negócios. Os recibos fornecem não apenas um registro escrito de uma transação, mas também fornecem um carimbo de data e hora.
- Faça pesquisas aleatórias na Internet pelo nome do funcionário. Esta é uma ótima maneira legal de espionar a lealdade e o moral de um funcionário. Digitar o nome e o sobrenome de uma pessoa entre aspas usando qualquer mecanismo de busca é acessar informações públicas. As pessoas costumam escrever reflexões pessoais sobre seus empregos em suas páginas sociais ou blogs e postar seus currículos online se estiverem procurando outro emprego.
Ao usar os métodos acima, você pode espionar legalmente as atividades de seus funcionários sem ser excessivamente intrusivo e, ao mesmo tempo, manter seus próprios padrões de segurança e ética no local de trabalho.