Os programas de análise estatística consistem em ferramentas para analisar dados dentro de determinados parâmetros e limites. Um programa de análise estatística é normalmente uma coleção de programas de computador destinados especificamente a realizar esse tipo de análise. Essa análise permite que as pessoas obtenham resultados de procedimentos e testes estatísticos padrão com significância estatística, sem exigir nenhuma programação numérica em computadores.
Em certos casos, os programas estatísticos também permitem o gerenciamento de dados como uma adição de valor. Agora, como alguém realmente prepara um programa de análise estatística? Aqui estão algumas maneiras de conseguir isso:
Para uma abordagem econômica, escolha sua plataforma de software (a base sobre a qual o programa estatístico é construído) a partir de qualquer uma das ofertas de código aberto disponíveis no mercado. Isso é útil em mais de uma maneira - em primeiro lugar, o programa básico é gratuito ou quase gratuito e, em segundo lugar, haverá um grande número de pessoas que já teriam tentado fazer o que você deseja alcançar e realizado exercícios de depuração, reduzindo, assim, ajudando a reduzir seu tempo preparatório, tudo a custo absolutamente nenhum ou mínimo. C e C ++ são algumas plataformas para desenvolver programas de análise estatística.
A análise estatística significa a ciência de coletar dados numéricos em grandes quantidades, com o objetivo de inferir certas hipóteses a partir de uma amostra representativa. Agora, isso significa que, idealmente, seu software de gerenciamento de dados deve ser compatível com seu pacote de programa estatístico. Deve-se garantir que os dados sejam codificados de uma maneira que seja facilmente legível pelo software de análise.
Um programa de análise estatística normalmente compreende todo o desenho e plano do estudo, definição do tamanho da amostra, método para randomização e mascaramento - procedimentos para garantir que funcionem bem, definição de vários componentes-chave, como população e outras avaliações do estudo para obter resultados precisos. Protocolos devem ser estabelecidos para que o programa conduza sua análise dentro dos parâmetros desejados, de modo que os aplique aos dados fornecidos e obtenha a forma necessária de resultados.
Às vezes, os dados, protocolos e parâmetros podem não corresponder inteiramente, tornando a análise imprecisa ou uma falha total do programa de análise. Essas instâncias exigem definições de desvios de protocolo e parâmetro. O programador deve construir esses componentes no programa, permitindo assim que o programa ignore ou trate dados não formados dentro dos desvios permitidos e continue com a análise.
A análise estatística às vezes requer dados que foram analisados anteriormente para fazer uma comparação e verificar se o método definido em seu programa funciona bem. A definição de múltiplas comparações dentro do programa deve atender a este requisito.
Os desenvolvedores oferecem modelos
Finalmente, pode não ser necessário preparar um programa de análise estatística desde o início. Existem algumas empresas de software no mundo, como SAP e Oracle, cujos desenvolvedores oferecem modelos para análise estatística. Pode-se escolher entre os modelos preparados se atender aos requisitos.