A ação corretiva é uma mudança que é feita em um processo para melhorar os pontos fracos existentes. Programas de ação corretiva são implementados para que um sistema seja capaz de atender a qualquer número de demandas de negócios, como conformidade com as regras relativas à eliminação de resíduos, atendimento às necessidades do cliente ou fabricação de produtos. Existem diferentes ações corretivas que são implementadas em diferentes áreas de um negócio para ser capaz de resolver todos os pontos fracos.
Programas de ação corretiva
Os programas de ação corretiva incluem redesenho de processos, redesenho de produtos, melhorias no armazenamento ou materiais e melhorias no cronograma de negócios. Esses são alguns dos planos que ajudam a corrigir um sistema. Em alguns casos, mais de um plano é usado para garantir que o sistema será aprimorado.
Aqui estão algumas dicas sobre como implementar um programa de ação corretiva:
Monitore e avalie. A primeira coisa que você deve fazer antes de implementar um programa de ação corretiva é monitorar e avaliar os processos, incidentes e testes que estão acontecendo no sistema. Faça anotações, se necessário. Isso o ajudará a formular o programa de ação corretiva correto.
Identifique as fraquezas. Determine os pontos fracos do sistema após monitorar e avaliar. Identifique todos os problemas que podem estar causando as deficiências do programa. Considere todas as suas observações para poder resolver todos os problemas que apresentam falhas. Inclua a não conformidade e também os processos que você acha que ainda podem ser melhorados.
Desenvolva uma declaração do problema. A declaração do problema deve identificar a causa principal da fraqueza. Você também deve incluir o resultado ou impacto das fraquezas. Isso o ajudará a desenvolver um programa de ação corretiva que melhorará a qualidade do sistema.
Ações corretivas. Depois de determinar a causa do problema, é hora de elaborar um plano de ação para seu programa de ação corretiva. Você também pode solicitar informações dos departamentos envolvidos na empresa. Na formulação do programa de ação corretiva, você pode incluir ações corretivas preventivas, uma política de qualidade, ação preventiva e também considerar a auditoria de qualidade. Isso vai melhorar seu plano.
Aprovar o Programa Corretivo. Deixe um funcionário da empresa aprovar o programa de ação corretiva que vai ser implementado. Você também terá que declarar os recursos que serão necessários para o programa de ação corretiva no relatório. Certifique-se de ter um programa de ação corretiva para lidar com cada um dos pontos fracos do sistema.
Notificação e implementação. Quando a ação corretiva for aprovada, você pode notificar a empresa sobre as mudanças que serão feitas e quando serão implementadas. Aguarde algumas semanas para que as pessoas se adaptem ao novo processo.
Monitor. Quando o programa de ação corretiva for implementado, você terá que monitorar e avaliar o progresso do sistema. Certifique-se de que o programa de ação corretiva implementado melhore a produtividade geral da empresa. Você pode realizar diversos testes e também fornecer formulários de pesquisa para as pessoas envolvidas. Isso o ajudará a avaliar se o programa de ação corretiva que você planejou funciona de maneira eficiente.
Estas são as etapas necessárias para implementar um plano de ação corretiva. Se o plano de ação corretiva não for bem-sucedido, você deve voltar à raiz do problema e observar o que está causando a fraqueza do sistema. Você nem sempre pode resolver os pontos fracos de uma vez. Isso pode exigir mais experimentação e testes.