Como manter seu negócio bem-sucedido durante a recessão?
Pablo Maldonado Jr.
• 3 min de leitura
A principal força motriz de qualquer negócio é a lucratividade e a longevidade. Nestes tempos de recessão, as empresas às vezes operam com prejuízo devido à redução da demanda do consumidor. Você pode ter que implementar algumas mudanças drásticas para enfrentar os tempos econômicos difíceis.
Redução de custos - primeiro abordamos a redução de custos e despesas, pois isso pode parecer o mais fácil de resolver. A primeira coisa a abordar aqui geralmente são as despesas operacionais. No curso da gestão de uma empresa, você tem seus custos operacionais normais, que podem incluir salários de pessoal, aluguel, compra de matérias-primas ou insumos e outros serviços públicos. A menos que você esteja administrando uma empresa puramente orientada para serviços, você literalmente precisa gastar para ganhar.
Custos de longa distância
As primeiras coisas que você pode abordar na redução de custos são as despesas gerais. Esses são os custos que não se traduzem diretamente em produção, mas podem ser necessários para o funcionamento do seu negócio. Por exemplo, você paga pelo aluguel mensal. Você paga por serviços públicos como eletricidade, contas de telefone, água e assim por diante. É difícil reduzir o aluguel imediatamente, porque então você teria que procurar outro espaço de escritório, o que poderia exigir uma transferência cara. Mas você pode reduzir outras despesas gerais reduzindo o consumo. Você pode desligar o ar condicionado durante os intervalos para o almoço, por exemplo, ou pode reduzir as linhas telefônicas apenas para o número necessário. Ou você pode mudar para VoIP para economizar custos de longa distância.
Então você também pode reduzir os custos de pessoal. Este pode ser um assunto delicado, mas se realmente for necessário, então seu negócio deve simplificar. Você pode talvez reduzir o número de funcionários administrativos e, em vez disso, concentrar-se em manter aqueles que contribuem diretamente para a produção ou vendas da empresa. Ou você pode contratar terceirizados em vez de funcionários em tempo integral, para que possa economizar nos gastos com benefícios e outros impostos.
Mantendo custos
A chave para sobreviver à recessão é manter os custos ao mínimo. Você não pode se dar ao luxo de gastar mais, porque os economistas preveem que levará pelo menos um ou dois anos antes que a economia volte à forma.
Melhorar a receita - para uma empresa, aumentar a receita pode parecer mais difícil do que simplesmente reduzir custos, e isso é especialmente difícil em um ambiente onde a economia está crescendo lentamente. Embora a primeira coisa que possa vir à mente seja aumentar a produção e as vendas, essa pode não ser a melhor opção quando a demanda do consumidor está baixa. Uma maneira de ajudar a melhorar as vendas em uma recessão é ser agressivo no marketing de seus produtos e serviços. Seu objetivo aqui é ampliar e expandir sua base de clientes e, assim, quando você gasta em marketing, também melhora as receitas.
No entanto, como o marketing geralmente consome dinheiro, você pode se concentrar no marketing abaixo da linha, o que significa que você usa mecanismos de marketing que não são muito caros. Em vez de fazer anúncios caros na TV e na mídia impressa, sua empresa pode recorrer ao marketing viral, como blogs, redes sociais e até mesmo marketing direto por e-mail para ajudar a divulgar sua empresa.
Bens semelhantes
Outra maneira é expandindo para diferentes mercados e produtos. Seu mercado atual pode já estar saturado com produtos e serviços semelhantes, mas você pode segmentar outros locais ou outros dados demográficos.
As empresas dependem do lucro para sobreviver. O sucesso de seus negócios durante a recessão dependerá de sua estratégia para aumentar a receita e, ao mesmo tempo, manter os custos no mínimo.