Como recompensar o desempenho dos funcionários sem exceder os orçamentos de mérito?
Eduarda Alves de Paiva
• 4 min de leitura
Foi comprovado que as recompensas e incentivos aumentam a produtividade dos funcionários de uma empresa. As empresas há muito reconheceram isso e estão implementando vários esquemas de recompensa e incentivo para os funcionários. Em uma empresa que faz parte de uma grande indústria (como eletrônica, automotiva e similares), às vezes as recompensas não monetárias são o fator determinante para manter os funcionários a bordo, e não os salários. Os salários podem ser comparados ou, até certo ponto, obrigatórios por lei (como as leis de salário mínimo por estado ou localidade), mas os incentivos são inerentes à empresa.
Você ficará surpreso ao saber que, para alguns funcionários, as melhores recompensas não são as monetárias. Isso é verdade quando o salário do funcionário já está em um nível confortável, de forma que o salário pode cobrir totalmente as necessidades básicas mais economias. Assim, uma recompensa monetária realmente não os atrai mais para irem mais além em seu trabalho.
Excedendo o orçamento de mérito
Seja qual for o caso, a restrição sempre será o orçamento. Uma empresa tem orçamento limitado para incentivos aos funcionários, mas isso não significa que sua criatividade também deva ser limitada. A seguir estão algumas dicas para recompensar o desempenho dos funcionários sem exceder o orçamento de mérito.
Use um sistema de classificação forçado. Seu departamento recebe um orçamento de mérito fixo. Dividir o orçamento de mérito igualmente entre os funcionários não fará justiça aos funcionários que apresentam resultados melhores do que os outros. Além disso, os funcionários que não têm um bom desempenho agirão como aproveitadores, já que recebem uma parcela igual do bolo do orçamento por mérito, de qualquer maneira. Esse tipo de incentivo ao desempenho ainda é praticado em algumas agências governamentais e é um desincentivo ao bom desempenho.
Sistema de classificação
A melhor maneira de fazer isso é forçar a classificação de seus funcionários. Com a mesma posição em todos os departamentos, os supervisores escolherão quem, entre os funcionários, receberá a maior parcela do bônus, considerando as realizações de cada candidato. O sistema de classificação continuará por posição, até que a "torta" total ou orçamento tenha sido consumido. Isso garantirá que os funcionários que se destacam obtenham a maior parcela, o que é devido a eles de qualquer maneira.
Uma desvantagem desse sistema é que os cargos não sejam homogêneos dentro do departamento. Por exemplo, classificar uma equipe administrativa em relação a uma equipe de suporte técnico definitivamente não corresponderá ao desempenho das respectivas equipes. É por isso que a divisão de funcionários também é importante.
Use um sistema de pontos. Veja como funciona um sistema de pontos. O desempenho pode ser avaliado trimestralmente, em sincronia com os relatórios trimestrais ou projetos dos colaboradores. Então, no final do ano, quem tiver a maior pontuação ficará com as maiores parcelas do orçamento de mérito. Isso eliminará vieses na classificação forçada, porque é simplesmente um jogo de números. O único problema é como atribuir pontos a uma realização particular.
Restrição de tempo limitado
Além da qualidade do trabalho, a pontualidade e a precisão são de vital importância. Além disso, se as tarefas realizadas estão sob restrição de tempo limitado, como trabalhos urgentes, a pontualidade de terminar essas tarefas deve ser importante. Um critério de como atribuir pontos por uma realização deve ser acordado pela gerência.
Existem também outras maneiras de recompensar os funcionários se os orçamentos de mérito forem maximizados. Uma é dar aos funcionários dias de férias adicionais por um trabalho bem feito. Outra é um simples reconhecimento de você ou da gerência, como os funcionários do mês em lanchonetes. No final do dia, os funcionários que estão trabalhando duro devem sentir que a gerência está dando tapinhas nas costas deles por um trabalho bem executado.