Como preparar um plano de negócios e uma proposta de projeto?
Christian Jácomo Valência
• 4 min de leitura
Quer você tenha um novo negócio em ascensão ou um negócio existente que gostaria de expandir, você vai querer procurar investidores para ajudá-lo a financiar o empreendimento. A única maneira de fazer com que um investidor despeje dinheiro em seu empreendimento é apresentando-lhe um plano de negócios e uma proposta de projeto bem preparados. Você precisará apresentar do que se trata o seu empreendimento, o que e como você se destacará da concorrência e os números da linha de fundo que projetarão o nível de sucesso financeiro que um investidor alcançará caso invista no empreendimento.
Realize uma pesquisa de mercado completa. O sucesso de cada plano de negócios dependerá do contexto e da análise realistas do mercado. Por exemplo, se você está planejando se aventurar no desenvolvimento e comercialização de palitos de dente. Por se tratar de um produto que está no mercado há décadas, você precisará realizar várias pesquisas de mercado para ajudá-lo a descobrir se sua ideia pode competir com os outros fabricantes do mercado. Para conduzir uma pesquisa de mercado aprofundada, você precisará verificar os preços de seus concorrentes, reunir estatísticas sobre seu mercado-alvo e procurar fornecedores e fabricantes dos materiais de que precisará para fabricar e vender o produto. Se o seu produto é uma coisa nova, você pode querer fazer algumas pesquisas de mercado e sessões de amostragem com o consumidor para descobrir se as pessoas vão gostar e precisar do seu produto.
Esboce seu plano. Depois de ter os dados de que precisa e determinar que seu empreendimento ou ideia de negócio pode ter sucesso no mercado, comece a organizá-lo no papel. Em primeiro lugar, você vai querer criar um esboço com os pontos de bala típicos necessários em um plano de negócios convencional. Qualquer plano de negócios terá seções apresentando um resumo executivo, um histórico completo de mercado e análise, projeções e necessidades financeiras, objetivos e visão da empresa e um cronograma caso o empreendimento seja aprovado para financiamento.
Comece a escrever o plano de negócios. Depois de ter o esboço pronto, comece a escrever o plano de negócios. Seja o mais detalhado e claro possível. Para o segmento financeiro do plano de negócios, use um aplicativo de planilha como o Microsoft Excel para plotar os números com mais facilidade. Certifique-se de ser conservador e preciso com seus números. É importante que seus números resistam a um escrutínio. É fundamental que você não tenha erros gramaticais e ortográficos no plano de negócios. Um pequeno erro pode desligar os investidores. Revise seu plano de negócios várias vezes para verificar se há erros.
Consulte pessoas experientes. Assim que terminar de redigir e revisar seu plano de negócios, procure alguns amigos que sejam bem versados em finanças e marketing. Deixe que examinem seu plano de negócios e peça a opinião deles. Se o seu plano de negócios for sólido como uma rocha com essas pessoas, isso certamente aumentará suas chances de conseguir que um investidor assine. Certifique-se de que eles critiquem os números, pois esta será uma das seções críticas de seu plano.
Normalmente, você estará dando o plano de negócios ao potencial investidor para que ele o examine. No entanto, você desejará preparar uma apresentação oral completa com uma apresentação em PowerPoint. Alguns investidores não gostam de ler planos de negócios longos. Se eles convidarem você para lançar a ideia, certifique-se de que você está pronto.