Determinar o futuro da sua empresa começa com um plano. Um plano de crescimento de negócios define os objetivos da empresa, bem como as etapas correspondentes que serão realizadas para alcançá-los.
Plano de negócios de crescimento
Um plano de crescimento é fundamental para o sucesso a longo prazo e a viabilidade de qualquer negócio. Veja como criar um plano de negócios de crescimento.
Defina claramente a missão da sua empresa. Você precisa definir quais são seus objetivos. Além de ganhar dinheiro, o que é a empresa e como ela vai contribuir para a sociedade? Declare claramente o que a empresa tem a oferecer. Você deve ser capaz de definir quais são seus objetivos de longo e curto prazo, bem como as etapas concretas que você dará para alcançá-los.
Determine seu mercado-alvo. Você precisa ter uma ideia clara para quem a empresa está atendendo. Se você não tem certeza de quem é o seu mercado, você não pode fazer um plano de marketing definitivo e eficaz.
Forneça uma avaliação de cada uma das divisões. Analise como cada divisão contribui ou prejudica o sucesso da empresa. Inclua também quaisquer planos de expansão relativos a uma divisão específica. Todas as divisões de uma empresa são importantes para seu sucesso, mas encontre maneiras de agilizar processos, reduzir custos e ainda aumentar a produtividade.
Faça uma análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (análise SWOT) da empresa. Seja crítico, mas construtivo. Isso o ajudará a determinar quais áreas precisam ser melhoradas e quais devem ser mantidas para permanecer competitivo. Um plano de crescimento de negócios também leva em consideração a concorrência externa, uma vez que nenhum negócio é um monopólio. Qualquer sucesso hoje não pode ser considerado garantido e permanecerá no futuro, a menos que inovação constante e uma vantagem competitiva sejam estimuladas.
Defina uma linha do tempo para o progresso. Um benchmark deve ser definido a cada trimestre, semestral e anualmente. Além disso, você deve estar preparado para o futuro da empresa nos próximos cinco anos. Em cada fase, deve haver uma meta clara ou um marcador de sucesso a ser alcançado para indicar se a empresa está no caminho certo ou não. Isso pode ser definido em porcentagem de participação de mercado, número de unidades vendidas ou receita bruta total. Cada segmento de tempo também deve ter um orçamento definido para suportar suas operações e também deve ser indicado como esses recursos serão gerados.
Defina a estratégia que a empresa empregará para atingir seus objetivos. Pode ser inovação, introduzindo produtos modificados ou mudanças em um produto ou serviço existente. A concentração de mercado também pode ser empregada quando você satura o mercado de modo que a empresa tenha a maior parte da participação de mercado para produtos semelhantes. Outro passo poderia ser a penetração no mercado em que a empresa oferecerá seus produtos e serviços a um novo mercado, como a abertura de mercados no exterior. Finalmente, há também diversificação em que a empresa irá oferecer produtos e serviços novos e complementares, além de sua linha de produtos existente. Por exemplo, se você é uma empresa de sucos, talvez queira introduzir salgadinhos nos próximos cinco anos. Uma combinação dessas estratégias pode ser empregada.
Pode ser necessária uma equipe para criar o plano de negócios de crescimento. Você pode até precisar contratar consultores externos para ajudar a criar um. Reserve um tempo para escrever um porque o futuro da empresa dependerá disso.