Você recentemente fez uma pequena fortuna trabalhando décadas no mundo corporativo e agora quer investir no negócio de alimentos? Você está pensando em se demitir do restaurante para o qual trabalha como Chef Executivo para finalmente começar por conta própria?
Existem muitos desafios à sua espera se quiser se aventurar no negócio de alimentos ou na indústria de restaurantes especificamente. Para minimizar os riscos, os especialistas recomendam começar com uma operação de restaurante turnkey, que é um negócio que já agrega experiência, reputação, um nome e é viável em termos de base de clientes e lucratividade. Em outras palavras, a base, o recall da marca e a fidelidade de seguidores já estão estabelecidos desde o momento em que ela abriu suas portas, minimizando o risco de dobrar antes mesmo de pegar calor.
Operador / empresário independente
Na Europa, uma grande operação chave na mão é a franquia. Franquia, por definição, significa a aquisição de um negócio existente que tenha sido aprovado pelo Franqueador principal (Sede) para um Franqueado (Operador Independente / Empresário). Nesse caso, o Franqueado recebe acesso total, legal e de direitos autorais aos produtos, serviços e logotipos / marcas comerciais de um Franqueador.
O negócio de restaurantes conhece bem uma operação turnkey, que é provavelmente a maneira como você deve construir seu negócio a partir do zero. Claro, como você está entrando em uma franquia, já elimina o fator de anonimato de seu restaurante.
Empresa de restaurantes turnkey
Você tem uma série de opções para entrar, então vamos restringi-la a um restaurante pronto para uso: Fast Food.
Então, como você começa a comprar um restaurante de fast food pronto para uso?
1. Você tem que ter um orçamento. O custo de um restaurante fast food pronto para uso é de 1,50€ a 3,70€ milhões e isso é apenas para cobrir o preço de venda.
2. Em seguida, você deve descobrir por que o Franqueador está vendendo uma franquia em seu local específico. Houve um desentendimento entre o Franqueador e o ex-Franqueado? Os lucros despencaram ano após ano? Detalhes como esses são importantes, então tente descobri-los e vá além dessas perguntas para que você possa ter uma visão geral antes de investir seu dinheiro.
3. Em seguida, você realmente deve estudar quanto custará para operar o negócio, levando em consideração os seguintes fatores:
Localização
Tamanho do restaurante fast food
Despesas gerais como serviços públicos e mão de obra
4. Com o seu advogado, analise as letras miúdas do contrato de franquia e não hesite em fazer alguma alteração, se a situação exigir. Os acordos de franquia podem ser escritos em pedra, mas isso não deve impedi-lo de sugerir mudanças que funcionem mutuamente para ambas as partes envolvidas.
5. A reputação do antigo proprietário também deve ser verificada. Se você decidir assumir a franquia, deverá conseguir acessar os vendedores e fornecedores de seus restaurantes. Esta pode ser uma franquia, mas isso não significa que você deva estar navegando sozinho pela marca. A reputação do seu restaurante de franquia é uma parte importante do seu processo de tomada de decisão.
Estes são apenas alguns dos truques de comprar um restaurante de fast food pronto para uso. Para obter mais informações sobre isso, você pode visitar a International Franchise Association em sua cidade ou estado ou o site StartupNation.