Como fazer um backhand de uma mão como Roger Federer?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
Roger Federer é uma lenda do tênis. Seu backhand de uma mão é bastante famoso. Foi considerada sua arma mais poderosa e versátil. Ironicamente, seus oponentes acreditam que o backhand com uma mão de Federer é seu ângulo mais fraco. Quando Federer usa seu backhand de uma mão, ele pode praticamente realizar qualquer golpe impressionante conhecido no livro de tênis. Uma vez que ele já o domina, ele confia nele para tirar fatias de ângulo curto, lobs de topspin e até mesmo drives planos, sem esforço.
Aprenda esses movimentos essenciais se quiser dar um backhand com uma mão como Federer:
Trabalhe em sua postura fechada. Use-o quando você acertar o backhand de uma mão. Observe que um jogador de tênis usando um backhand com as duas mãos frequentemente enfrenta a rede e bate usando sua postura aberta. Ele só pode ganhar força quando afasta os ombros da rede de tênis.
Pratique segurando sua raquete. Concentre-se mais em fazer sua tacada topspin. Execute-o, utilizando a pegada apropriada - o backhand oriental. Verifique o posicionamento dos seus dedos, especialmente o indicador. Sua junta deve ser posicionada bem no chanfro superior da raquete.
Observe o posicionamento de suas pernas. Veja qual está mais próximo da rede. Use isso ao entrar em sua tacada. Federer é destro. Ele usa a perna direita quando dá um passo e executa o backhand com uma mão. Depois disso, execute seu tiro. Vire os ombros enquanto puxa a raquete.
Deixe sua raquete cair naturalmente antes de avançar e balançá-la. É melhor deixá-lo um pouco abaixo da trajetória de vôo da bola. Dá-lhe a potência de lançar o seu remate e criar um giro superior forte.
Verifique seus ombros. Desenrosque-os enquanto você gira. Manobre usando a perna da frente. Em seguida, balance sua raquete direto para a bola. Você quer ganhar mais poder? Seu pulso deve ser mantido solto enquanto você gira e executa seu golpe.
Toque a bola bem entre sua cintura e seu peito. Então, eventualmente, você pode simplesmente abrir o peito e terminar o backhand de uma mão com outro poderoso follow through. Federer depende de seu seguimento de acordo com o tipo de rotação que pode ser aplicada em sua tacada. Mas, geralmente, sua raquete acaba apontando para o céu.
Evoluiu notavelmente devido
O backhand de uma mão evoluiu notavelmente devido ao advento da tecnologia moderna. As raquetes são agora mais leves e bem mais potentes do que as que existiam anteriormente no mercado. Portanto, tudo o que você precisa fazer é praticar o máximo possível para que seu movimento se torne mais natural e flexível. Além de Federer, você também pode aprender com Pete Sampras. Ele começou como um jogador de duas mãos. Mas quando ele tinha 14 anos, ele mudou para o backhand com uma mão. Os observadores argumentaram que a decisão foi imprudente. Mas, eventualmente, Sampras, como Federer, começou a fazer seu nome no mundo do tênis - tudo por causa do backhand confiável de uma mão. É ideal para uma parceria com o seu treinador. Por ser um profissional treinado, ele pode facilmente descobrir como o backhand de uma mão vai se adequar ao seu plano de jogo.