Como Contratar um Fotógrafo para Fazer uma Vista Aérea?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 3 min de leitura
Levantamentos aéreos são particularmente úteis quando você está planejando construir uma casa ou um edifício. Uma fotografia aérea daria uma ideia da topografia da sua localização e também pode ser uma boa maneira de pesquisar um mercado potencial se você estiver planejando abrir uma loja ou negócio. Uma fotografia aérea também é uma ótima maneira de mostrar a beleza de uma paisagem ou ponto turístico. A fotografia aérea requer um pouco de especialização, porém, e nem todo fotógrafo pode tirar uma vista aérea.
Aqui estão algumas maneiras de tirar uma fotografia aérea.
Câmera tira fotos automáticas
Topógrafos aéreos. A fotografia aérea é uma ferramenta essencial no campo da infraestrutura. Ao construir estradas, pontes e outras estruturas semelhantes, medições precisas são importantes. Para isso, existem empresas especializadas em levantamentos aéreos que podem captar fotografias aéreas de praticamente qualquer local. Essas empresas usam aeronaves especiais com câmeras montadas. O avião então faria vários sobrevôos sobre o local e a câmera tiraria fotos automáticas das áreas pretendidas. Essas câmeras costumam ser conectadas diretamente a um computador e a um dispositivo de satélite de posicionamento global (GPS), para que a posição exata de uma fotografia possa ser calculada. Isso seria útil para juntar fotografias tiradas de diferentes pontos acima do solo.
Alguns topógrafos também seriam capazes de traçar uma fotografia aérea ao lado de dados de sistemas de informações geográficas (GIS). Dessa forma, você não só consegue ter uma fotografia aérea, mas também outros dados, como estradas, estabelecimentos, cotas de terreno e afins.
Fotografia de telhados. No entanto, o levantamento aéreo é uma atividade cara, exigindo o uso de equipamentos especializados e profissionais altamente treinados. Se você pretende apenas capturar uma visão aérea de uma área, poderá fazê-lo em um prédio alto. Qualquer fotógrafo que tenha experiência em fazer fotos de grande angular, e o equipamento para isso, será suficiente neste caso. Uma desvantagem, porém, é que a fotografia ficaria em um ângulo e não seria tirada de cima para baixo.
Edifícios governamentais sensíveis
Licenciamento e aprovações. Ao tirar fotos aéreas, lembre-se de que nem todos os lugares podem ser fotografados livremente. Por exemplo, a Casa Branca é uma área definitivamente proibida, pois não deve aparecer em nenhuma fotografia aérea por motivos de segurança. O mesmo se aplica a outros edifícios e instalações governamentais sensíveis. Em algumas cidades e estados, você deverá obter a aprovação das autoridades locais antes de tirar fotografias aéreas. Em alguns lugares, é até ilegal tirar fotos de edifícios sem permissão, a menos que seja de acordo com o princípio do "uso justo".
A fotografia aérea definitivamente não é tão simples quanto tirar fotos do ar. Há muito trabalho envolvido, desde a obtenção de licenças até a costura de fotografias e a sincronização com dados geográficos e de satélite. Se você o usará para negócios e se tiver fundos, então faria sentido contratar uma empresa de levantamento aéreo profissional. Caso contrário, talvez você possa se contentar com as fotografias aéreas existentes e imagens de satélite disponíveis online.