A melhor coisa sobre cometer erros é que ele oferece várias oportunidades para testar a força e o caráter de uma pessoa. Depois de perceber que você estragou tudo, você pode agir como um idiota e fingir que não sabia que você estragou tudo ou pode olhar em volta para ver se alguém mais viu ou ouviu você estragar e se não o fez, você pode então decidir se você vai consertar seu erro ou continuar a agir como bobo. No entanto, se você cometer um erro e outras pessoas perceberem que você cometeu um erro, eis o que você deve fazer:
- Certifique-se de que o que você fez é realmente um erro - há uma pequena chance de que o que você pensou ter sido um erro, não foi.
- Se outra pessoa perceber seu erro, aproxime-se dela, explique o que aconteceu e imediatamente comece a consertar.
- Agora, se você errou em suas palavras para outra pessoa, disse algo de que se arrependeu ou mentiu, isso exigirá um pouco de humilhação de espírito. É melhor apenas abordar a pessoa, não de uma maneira superficial e sentimental, mas dizer sinceramente à outra pessoa o que você fez e que se arrepende.
- A chave para admitir erros é deixar de lado a culpa! Não tente inventar desculpas para o que você fez ou disse; não culpe os outros por seu erro. Ninguém quer ter que vasculhar suas desculpas para determinar se você está realmente arrependido.
- Depois de confessar seu erro, simplesmente fique quieto. A outra pessoa pode perdoá-lo ou não, mas você não tem controle sobre isso. Sua parte é admitir o erro, não manipular os resultados ou a outra pessoa. A confissão por si só deve fazer você se sentir muito mais leve.
Deixe os erros inacabados
Você pode estar pensando, por que admitir meu erro se ninguém sabe sobre isso. Bem, porque integridade é uma coisa importante, mesmo que saiba que outra pessoa sabe - VOCÊ sabe, e acredite ou não, o fato de saber que seu erro o afetará mais do que os outros. Como diz o ditado, guardar uma queixa por dentro é como beber veneno e esperar que a outra pessoa adoeça e morra. Isso não vai acontecer, vai? Se você deixar os erros inacabados, eles o perseguirão. Mesmo que você consiga tirar isso da cabeça, sua alma saberá. Não vale a pena.
Além disso, se o seu erro for pequeno, ou realmente não prejudicar ninguém, você ainda deve tentar consertá-lo, porque, ao fazer isso, você começará a estabelecer uma base de integridade e autopreservação. Isso é sempre bom.
Então, se você fez ou disse, vá confessar. Somente coisas boas podem surgir ao se abordar os erros com reações positivas e acertar as coisas.