Abrir uma loja de móveis pode ser um investimento sólido se você começar com um plano de negócios sólido e financiamento adequado. Uma coisa boa em abrir uma loja de móveis: você realmente não precisa ter muito conhecimento técnico para ter sucesso. Você só precisa encontrar bons fornecedores que possam oferecer preços razoáveis nas mercadorias.
Para abrir uma loja de móveis, você precisará de muito capital inicial. Móveis são caros, mesmo para atacadistas e fornecedores, e pode ser muito caro estocar em uma loja de móveis. Você também precisa levar em consideração os custos de entrega, salários, seguro e aluguel do prédio. Se você não tiver capital, pode entrar em contato com seu banco ou outra instituição de crédito. Certifique-se de ter um plano de negócios bem desenvolvido em mãos quando estiver procurando financiamento.
Locação de espaço
Você também precisará encontrar um local agradável. A melhor localização é aquela com muito tráfego regular todos os dias, onde as pessoas possam ver a loja claramente da rua e onde haja espaço adequado para entrar no estacionamento. É bastante comum na indústria de móveis alugar um espaço com grandes janelas na frente para que as pessoas que dirigem até a loja possam ver os móveis em destaque e se entusiasmar com seu estoque antes mesmo de entrar na loja.
Tenha uma política clara de entrega e devolução. Faça com que os clientes assinem esta política a cada compra; isso limitará sua responsabilidade e também protegerá o cliente em caso de disputas.
Se você deseja aumentar as vendas, considere a possibilidade de oferecer compras online. Mesmo que apenas uma pequena porcentagem de seu estoque esteja listada online, isso pode aumentar de maneira significativa e rápida o conhecimento de sua loja de móveis. Reserve algum dinheiro no orçamento para construir um bom site e atualizá-lo regularmente com informações sobre vendas e promoções especiais.
Preste muita atenção
Você também deve prestar muita atenção aos preços. Seus preços não devem ser muito altos, mas devem ser suficientes para cobrir suas despesas, incluindo entrega, salários e impostos. Os impostos podem estourar seu orçamento se você não contabilizá-los em cada etapa do processo.
Bons lucros são a meta de todo vendedor, mas enquanto você está perseguindo essa venda, não se esqueça de tratar bem seus clientes. O atendimento ao cliente abaixo do padrão pode causar muitos danos aos seus resultados financeiros a longo prazo. Em termos de emprego, você deve empregar trabalhadores inteligentes e eficientes que entendam o que é preciso para trabalhar em uma loja de móveis. Os trabalhadores devem ser pessoas descontraídas e bons comunicadores.