Como formar um forte plano de negócios?

Se você estivesse fazendo um plano de negócios interno
Observe que, se você estivesse fazendo um plano de negócios interno, não precisaria incluir informações da empresa.

Um plano de negócios é vital não apenas para iniciar o seu negócio ou para solicitar empréstimos, mas também para lhe dar uma visão mais clara da situação atual do seu negócio, as melhorias que você poderia introduzir no sistema e a direção geral de onde você está liderada como uma corporação. Não há layout específico necessário. A regra geral ao criar um é colocar mais detalhes e peso no aspecto do negócio que você mais deseja enfocar ou que melhor atende aos seus objetivos. Existem, no entanto, aspectos importantes que a maioria dos planos de negócios contém - veja como começar:

  • Sumário executivo. Normalmente, este é o último a ser escrito. O sumário executivo resume brevemente os pontos-chave do plano de negócios. Deve ser sucinto, conciso e legível. Mais uma vez, avalie seu objetivo principal ao criar o plano de negócios e para lhe dar uma ideia melhor sobre quais aspectos de negócios você precisa enfatizar.
  • Informações básicas. Isso incluirá uma breve descrição da empresa (sua história, declaração de missão, clientes-alvo, etc.) e uma descrição dos produtos e serviços que você oferece. Observe que, se você estivesse fazendo um plano de negócios interno, não precisaria incluir informações da empresa. Escolha as informações que você precisará incluir, embora seja sempre bom destacar os benefícios para o cliente e a relação custo-benefício geral da sua empresa.
  • Plano de operações. Isso, junto com o plano financeiro, pode constituir a maior parte do seu plano de negócios. Certifique-se de incluir nesta parte detalhes como sistema de operações (por exemplo, se você fabrica bens, então o que o processo envolve), um plano de informações e comunicações (como você dissemina informações interna e externamente), estratégias e implementação, sistemas de gestão, e uma breve introdução da equipe de gestão e suas principais responsabilidades. Lembre-se de enfatizar os pontos positivos que demonstram a produtividade e eficácia da sua empresa e, se houver espaço para melhorias, use este plano de negócios como uma oportunidade para delinear planos de desenvolvimento que atendam a essas áreas de acordo.
Pode constituir a maior parte do seu plano de negócios
Isso, junto com o plano financeiro, pode constituir a maior parte do seu plano de negócios.
  • Plano financeiro. Inclua nesta parte detalhes como seus balanços, fluxos de caixa, planos de financiamento atuais, plano de financiamento, análise de equilíbrio e previsões financeiras. Você pode incluir um resumo de três anos ou uma análise de final de ano. Se sua empresa tem apenas meses de existência, você pode ilustrá-la mensalmente, certificando-se de registrar o progresso financeiro.
  • Documentos de suporte. Isso inclui todos os documentos legais, licenças e autorizações que sua empresa exige, junto com os currículos de todos os diretores. Inclua outros documentos que você considere relevantes. Se você for um franqueado, por exemplo, anexe cópias de seus papéis de franquia.

Embora, conforme mencionado, não haja um layout de plano de negócios obrigatório, é uma boa ideia ver exemplos de pessoas do mesmo setor para ter uma ideia de como formular melhor o seu. Pesquise na Internet por eles, junto com alguns modelos de planos de negócios que podem ajudá-lo a começar. Boa sorte!

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma proposta de negócio?
  2. Como negociar um bom salário inicial?
  3. Como decorar um espaço estreito de escritório?
  4. Como comprar móveis para escritório?
  5. Como maximizar as vendas de móveis de escritório usados?
  6. Como descartar móveis de escritório?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail