Como encontrar definições e periódicos da economia global?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
A economia global foi abalada pelas maiores ameaças devido à atual recessão mundial. Uma recessão é definida como dois trimestres consecutivos em que o crescimento econômico está no lado negativo. Esse flatlining global universal ou diminuição na atividade econômica em um país pode ser atribuído ao quão verdadeiramente global a economia se tornou. Enquanto muitos países sempre dependeram da economia comercial para sustentar sua estabilidade financeira por centenas de anos, os enormes avanços na tecnologia na forma de tecnologia da informação, transporte marítimo e viagens aéreas tornaram mais fácil para bens e serviços viajarem de um canto do globo para outro.
Durante séculos, os países comercializaram bens entre si. Com a rede de rotas comerciais, países e regiões prosperaram por meio da especialização de bens e serviços. Ainda é a mesma coisa hoje em dia, embora potências asiáticas como China e Japão estivessem presas à rota da manufatura, produzindo carros, produtos alimentícios e outras necessidades de consumo para o resto do mundo comprar. Coréia e Taiwan mudaram sua economia comercial ao se concentrar no lado eletrônico das coisas.
Grandes estaturas econômicas devido
A economia empresarial anda de mãos dadas com a economia governamental. Muitas vezes é impossível ter um grande crescimento econômico se o governo que supervisiona o progresso do estado não concorda com as ideias que poderiam tornar o ambiente mais adequado para o sucesso no setor privado. Os diversos países da Europa alcançaram suas grandes estaturas econômicas devido às políticas de seus próprios governos e do conglomerado que é a União Européia. Juntas, as políticas nacionais e internacionais de comércio e negócios fizeram com que a nota da região parecesse boa no relatório de economia.
Várias publicações são definitivamente vistas como barras de adivinhação e bússolas quando se trata de perspectivas econômicas. Por exemplo, o relatório econômico apresentado por pessoas como Ben Bernanke - o atual chefe do Federal Reserve Bank - foi recebido com muita expectativa. Embora ele estivesse errado na maneira como previu como a crise das hipotecas habitacionais iria se desenvolver (ele inicialmente pensou que não seria devastadora), os europeus e os empresários em geral ainda consideram sua opinião como sendo de autoridade.
Executivos de Wall Street
As revistas também podem servir como um ótimo barômetro para o desempenho econômico. O Wall Street Journal é uma referência nos negócios europeus e mundiais há algum tempo, já que a publicação possui uma grande lista de analistas econômicos para escritores. É muito divertido e irônico que o último colapso da economia europeia (e, por sua vez, da economia global) tenha ocorrido devido à má conduta dos executivos de Wall Street.
A economia global se tornou tão grande e diversa que é tão difícil ver como todos jogariam e como o jogo terminaria. A maioria das pessoas usa as opiniões de grandes empresários como Warren Buffet e Donald Trump para ver como as grandes armas reagiriam e jogariam suas cartas dada a situação. Publicações e periódicos podem definitivamente ser uma boa fonte de informações ao tentar tomar decisões de negócios no cenário de negócios global em rápida mudança.