Como os negócios internacionais expandem as práticas tradicionais?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
Com a natureza globalizada dos negócios hoje em dia, a maioria das empresas tem sido agressiva na expansão de suas redes além de suas fronteiras nacionais. As empresas que optam por enfrentar as probabilidades e buscar seus negócios em outro lugar geralmente são aquelas que já obtiveram muitos lucros em seu país de origem. A expansão para outro país requer muitos recursos. Mas, além disso, também é importante que a nova empresa perceba as diferenças no ambiente comercial e cultural de seu país de origem e do país de destino.
Resultado
Embora a empresa ainda tenha o mesmo nome e logotipo, o link para a empresa-mãe pode ser limitado apenas aos funcionários seniores que provavelmente serão solicitados a supervisionar as operações no país de escolha. O ponto principal, porém, é que as condições que regem a empresa em um país podem ser diferentes em outro. Isso significa que a abordagem de negócios em um local pode não funcionar necessariamente em todos os lugares. As soluções experimentadas e testadas na Europa, por exemplo, podem não ser o melhor caminho a seguir nas nações em desenvolvimento da Ásia.
Antes de a empresa se expandir para outras áreas, geralmente são feitos estudos de viabilidade para ver a probabilidade de o negócio florescer na área de expansão proposta. Depois de análises e consultas rigorosas com as partes interessadas, tanto localmente quanto no país de destino, a empresa-mãe decidirá se o empreendimento vale o tempo, dinheiro e esforço.
Mais importante ainda, as empresas também se esforçam para entrar em novos mercados. Um novo país representa um novo desafio para qualquer empresa, por mais forte que seja a imagem e as estratégias corporativas. Por exemplo, o McDonald's teve dificuldade em liderar as batalhas de fast food em países da região do Sudeste Asiático. A maioria dos países asiáticos também prefere patrocinar sua própria marca de produtos de beleza, sabonetes e outros produtos de higiene pessoal em vez de marcas importadas dos Estados Unidos e da Europa. Os sistemas políticos também variam de estado para estado. Existem diferenças na forma como as leis são legisladas, os impostos são cobrados e quanto o governo pode interferir nos assuntos corporativos.
Médio Oriente
A psicologia, os traços e as peculiaridades das pessoas provavelmente também farão uma grande diferença. O mercado de determinados produtos na Europa pode não ter necessariamente a mesma dinâmica do Oriente Médio e da África. A população que também procura emprego também possui diferentes conjuntos de habilidades e pontos fortes. Todo o contexto da sociedade daquele país também dita que tipo de estilo de gestão deve ser usado.
A maioria dos países fora da Europa e dos Estados Unidos tem custos de vida mais baixos, então as empresas de corte de custos geralmente terceirizam seus serviços e produção para países em desenvolvimento como Índia, Filipinas e Malásia para economizar dinheiro na produção e nos salários dos funcionários.
Afinal, todo o mantra da expansão empresarial no contexto internacional passa pelo esforço que as empresas colocam em conhecer o seu novo mercado e enfatizar a necessidade de soluções à medida para problemas e situações específicas. Antes de se aventurar no desconhecido, faz sentido fazer a devida diligência para saber se a expansão offshore seria adequada para o seu negócio.