Invenção, como a palavra indica, é criar um novo dispositivo ou uso que não existia antes. Inovação é criar algo novo a partir de uma ideia, conceito ou abordagem e, quando aplicada a um negócio, pode significar sucesso.
No estado atual da economia europeia e mundial, a inovação é extremamente necessária. É sempre bem-vindo que os indivíduos que trabalham ou supervisionam o trabalho sejam inovadores para que o negócio cresça e floresça.
Sessão regular envolvendo gerentes
A prática da inovação nas empresas modernas tem sido tão bem-sucedida que agora se tornou uma sessão regular envolvendo gerentes, bem como funcionários de base. O brainstorming, para mencionar um esquema, tem sido usado em muitas agências de publicidade e também em empresas de mídia. No entanto, outros tipos de negócios, como manufatura, distribuição e até marketing, fazem uso de brainstorming de vez em quando. Por que, você pode perguntar, principalmente as agências de publicidade e empresas de mídia usam sessões de brainstorming?
Como uma das fontes de geração de ideias individualmente e em grupo, o brainstorming em agências de publicidade requer que a criatividade flua na maior parte do tempo, senão o tempo todo, porque a mercadoria e o serviço desse tipo de empresa são a criatividade. Esse é o ingrediente da causa de sua existência para atender às necessidades de seus clientes.
Uma palavra de cautela, entretanto, é que antes de implementar uma sessão de brainstorming em uma empresa, é imperativo convidar um facilitador já bem versado na implementação e avaliação desta atividade conhecida como brainstorming. O perigo de implementá-lo sem treinamento e experiência prévios pode ser prejudicial para todos.
Etapa anterior
Na escrita, a abordagem de um consultor de treinamento, desenvolvendo o hábito da criatividade e o da inovação, são as mesmas. Para programas de treinamento, uma etapa anterior é o que os treinadores chamam de "análise das necessidades de treinamento". Na inovação, a prática pode ser instalada por meio da ferramenta conhecida como "análise de necessidades". Esta etapa consiste em descobrir as condições ou ideias existentes. Somente quando se sabe o que está lá, pode-se dar o passo de "mudar" o que está lá. Também deve ficar claro que o trabalho em equipe deve estar presente na inovação para que todos trabalhem juntos nas etapas de criação de uma inovação interna ou externa.
Um obstáculo à criatividade, infelizmente, é o tipo de pessoa envolvida na sessão. Se alguém quisesse estabelecer o hábito de brainstorming e inovação, é imperativo que o líder - seja ele o gerente ou subordinados, esteja seguro de si mesmo. Qualquer comentário como "isso é bobo" ou "que ideia maluca" nunca fará uma sessão florescer. Na verdade, essas observações podem matar a criatividade na hora. É realmente uma etapa importante antes das sessões de inovação que os indivíduos estejam seguros e abertos. Gerentes ditatoriais e pessoas com uma mentalidade única não devem fazer parte dessas sessões criativas.
Hoje e todos os dias é bom saber que inovação não é só para quem gosta de inventar! Se uma empresa não continuasse pesquisando em inovação não teríamos celulares, nem pen drives ou iPods para carregar e se o grande M não tivesse inovado, não teríamos sistemas operacionais Windows. Se os fabricantes de automóveis tivessem parado de inovar, ainda estaríamos todos usando os Fords do Modelo T.