Um gráfico de dispersão é um tipo de gráfico que relaciona dois conjuntos de dados emparelhados. É útil para tentar encontrar a correlação entre os dois conjuntos de dados. Veja como fazer um gráfico de dispersão:
- Desenhe uma grade. Primeiro, desenhe uma linha horizontal (eixo X). Em seguida, desenhe uma linha vertical (eixo Y) cruzando o centro da linha horizontal. Isso é melhor feito em papel milimetrado porque você será capaz de representar graficamente cada ponto de dados em vez de adivinhar sua localização aproximada. Se todos os seus pontos de dados forem números positivos em vez de negativos, você não precisa de toda a grade. Em vez disso, desenhe uma forma de L voltada para a direita. A borda inferior do L é o eixo X e a borda vertical é o eixo Y.
- Identifique cada eixo. A escala que você usa depende dos dados que você precisa para plotar. Por exemplo, sua escala pode ir de 1 a 10, com rótulos em cada número inteiro. Pode ir de 1 a 100, com rótulos a cada 10 números. Pode ir de 0 a 1, com rótulos a cada 0,1.
- Trace os pontos de dados. A primeira coluna de dados está relacionada à orientação do ponto de dados ao longo do eixo X. A segunda coluna está relacionada à sua orientação ao longo do eixo Y. Por exemplo, se o ponto de dados for (35), ele deve ser plotado 3 unidades à direita do ponto onde os eixos X e Y se cruzam e cinco unidades acima. Cada ponto deve ser representado por um pequeno ponto ou marca X. Se você tiver dois conjuntos de dados que ainda não foram escritos na forma de (35), o eixo horizontal deve ser a variável independente, ou aquele que você acha que causou o outro. O eixo vertical é a variável dependente ou aquela que você acha que foi causada por outro conjunto de dados.
- Veja os resultados. Se os resultados parecerem agrupados ao longo de uma linha ou parábola (em forma de U ou V), há uma forte correlação entre os dois conjuntos de dados. Se eles não parecem estar relacionados, a associação entre os dois conjuntos de dados é fraca ou pode não haver correlação alguma. Se eles estiverem fortemente correlacionados e formarem uma inclinação acentuada, uma mudança na primeira variável afetará muito a segunda variável. Se a inclinação for quase plana (horizontal), uma grande mudança na primeira variável afetará apenas um pouco a segunda variável.
O diagrama de dispersão ou gráfico de dispersão é freqüentemente usado em aulas de álgebra, mas existem muitas aplicações no mundo real. Por exemplo, pode-se plotar as horas de sono que os alunos recebem na noite anterior a um exame com sua pontuação no exame para ver se a quantidade de sono parece causar uma mudança na pontuação do exame.