O abuso sexual é um dos eventos mais traumáticos e emocionalmente marcantes que uma pessoa pode experimentar. Se você foi vítima de abuso sexual, uma das maneiras de ajudá-lo a se recuperar é ingressando em grupos de apoio. Veja como você pode encontrar um grupo de apoio para sobreviventes de abuso sexual.
Páginas amarelas. Comece examinando a lista telefônica e as páginas amarelas. Normalmente, os grupos de apoio podem ser encontrados nas listas de Serviços Sociais e Humanos. Às vezes, os grupos de apoio ao abuso sexual também são listados nos serviços da Mulher, uma vez que a maioria das vítimas de abuso sexual são mulheres. Liste os grupos de apoio que estão presentes nas páginas amarelas e entre em contato com eles para uma reunião e uma breve orientação sobre como o grupo de apoio funciona.
Centros de crise locais
Centros de crise e centros de saúde. Você também pode verificar os centros de crise locais em sua comunidade. Esses centros de crise têm terapeutas e conselheiros que trabalham para uma ampla variedade de crises, desde vítimas de calamidades, vítimas de famílias desfeitas e vítimas de abuso sexual.
Conselheiros e terapeutas. Muitas pessoas que sofrem abuso sexual procuram conselheiros e terapeutas. Se você já tem um terapeuta ou conselheiro, pode perguntar sobre as sessões de grupo e grupos de apoio. O conselheiro irá marcar uma reunião de grupo para outras vítimas de abuso sexual ou irá recomendá-lo a outros grupos que já estão estabelecidos. Normalmente, o conselheiro compreenderá os benefícios da terapia de grupo e pode transferi-lo completamente para o terapeuta responsável pelo grupo de apoio. No entanto, ainda depende de você se deseja manter sessões com seu conselheiro individual.
Igreja. Existem também grupos de apoio que são estabelecidos pela igreja. Pergunte ao seu padre sobre os serviços que a igreja oferece às vítimas de abuso sexual. Se ainda não houver grupos de apoio, você pode pedir ao padre para ajudar a estabelecer um. Mesmo se não houver grupos de apoio, você ainda pode obter aconselhamento individual e sessões de orientação com o seu padre ou outros membros da igreja. Às vezes, a igreja também pede a outros membros que trabalham na terapia que façam algum trabalho voluntário para os outros membros da igreja, para que você possa obter o serviço gratuitamente.
Grupo de apoio a abusos sexuais
Universidades. As universidades e faculdades são um dos focos de estupro e outras formas de abuso sexual. Por causa disso, a maioria das universidades estabelece grupos de apoio para alunos que se tornaram vítimas de abuso sexual. Normalmente, o grupo de apoio ao abuso sexual está conectado ao Centro de Estudos e Atendimento à Mulher da Universidade.
Online. Finalmente, você também deve considerar ingressar em um grupo de suporte online. Os grupos de suporte online são menos invasivos, pois você pode fazer isso na privacidade de sua própria casa. Existem muitos grupos de suporte online, e tudo que você precisa fazer é escolher com qual grupo você se sente confortável. Existem alguns que permitem videoconferências, enquanto há outros que conduzem suas sessões por meio de clientes de bate-papo.
Você não precisa passar pelo trauma do abuso sexual sozinho. Com essas etapas, você deve ser capaz de encontrar um grupo de apoio para ajudá-lo.