Durante esta recessão, mais e mais empresas se encontram na mesma situação: estão fechando as portas. Mas, assim como uma corporação deve tomar as medidas legais adequadas para ser incorporada para operar legalmente dentro de um determinado estado, tomar as medidas legais adequadas para dissolver a corporação é tão importante. Até que sua empresa seja totalmente dissolvida legalmente, os governos estadual e federal esperam que você continue a cumprir certos requisitos legais e obrigações fiscais.
Primeiro, você deve convocar uma reunião do conselho de diretores da corporação; fazer com que adotem uma resolução corporativa de que o negócio seja dissolvido. É importante que uma votação seja realizada, que a ata seja registrada e que a ata desta reunião seja mantida em seus documentos societários. Após a aprovação por voto do conselho de administração, a maioria dos acionistas da empresa (geralmente dois terços) também deve aprovar esta resolução, denominada Artigos de Dissolução, para dissolver o negócio.
Conselho estadual de impostos de franquia
Em seguida, estes Artigos de Dissolução devem ser arquivados com o Secretário de Estado. Ao certificar que todos os impostos devidos foram legalmente pagos, o Secretário de Estado pode aprovar oficialmente a dissolução para que qualquer um dos ativos da empresa possa ser distribuído de forma justa entre os acionistas. A Receita Federal e o Conselho Fiscal de Franquia do Estado também devem ser notificados formalmente. Certifique-se de cancelar quaisquer arrendamentos, licenças e contas financeiras que estejam operando em nome da empresa.
Muitos proprietários de empresas que simplesmente venderam seus estoques e fecharam as portas sem dissolver legalmente sua corporação tiveram um rude despertar. Sem a dissolução legal de uma corporação, sua empresa ainda é responsável por declarar impostos locais, estaduais e federais e será penalizada com taxas de registro atrasadas por não fazê-lo. O fato de a corporação não estar mais conduzindo negócios não é defesa, se nunca foi legalmente dissolvida.
Sem a dissolução legal de uma empresa, seu conselho de diretores e acionistas continuam a correr o risco de responsabilidade pessoal em questões envolvendo a empresa. Sem a dissolução adequada, sua empresa é legalmente obrigada a apresentar um relatório anual e receberá penalidades monetárias se essa ação não for tomada.
Reivindicações de responsabilidade do produto
Mesmo que seu produto não possa mais ser vendido ou fabricado depois que as portas de sua empresa forem fechadas, você continua a correr o risco de ações judiciais e reivindicações de responsabilidade do produto se a corporação não for dissolvida.
Você corre o risco de mais complicações legais ao não dissolver adequadamente uma empresa, porque seus acionistas se verão legalmente incapazes de receber a alocação de quaisquer ativos que lhes são devidos pelo negócio.
Para ter certeza de que não há pontas soltas ao dissolver um negócio. É sempre uma ideia muito inteligente procurar o conselho de profissionais jurídicos e fiscais qualificados com experiência em questões de dissolução de empresas.