Os serviços jurídicos são muito caros. Obviamente, nem todos têm acesso a eles. As taxas horárias para este tipo de serviço podem ir de 75€ a 370€ dependendo dos anos de prática ou experiência jurídica. As estatísticas indicam que existe 1 advogado para cada 300 pessoas na Europa. Esse fato mostra que, de fato, a ajuda jurídica é um luxo que poucos podem pagar. Até os preços dos seguros legais são altos. É uma triste verdade que aqueles que têm menos na vida, muitas vezes têm menos leis. Muitas vezes, aqueles que não podem pagar os serviços jurídicos tendem a perder o que mais valorizam e acabam perdendo a confiança no sistema de justiça.
Nossos direitos são tão necessários quanto o ar de que precisamos para respirar e viver. Nossos direitos como seres humanos são parte de nossas necessidades básicas e essenciais para viver uma vida normal. Nossos direitos à vida, propriedade e liberdade são iguais às necessidades de comida, água e abrigo. Não ser capaz de proteger até mesmo nossos direitos básicos é apenas uma triste verdade que está presente até mesmo com a qualidade do sistema de justiça existente que temos hoje.
Controvérsias comumente apresentadas
Se você é um daqueles poucos que estão no ramo jurídico e que sente a necessidade de disponibilizar assistência jurídica às pessoas pobres e menos privilegiadas, então você está no caminho certo. As pessoas atingidas pela pobreza são aquelas que mais precisam de ajuda legal e precisam de representação legal imediata. Um olhar mais atento às controvérsias comumente apresentadas aos tribunais são os casos envolvendo pessoas comuns que não têm respaldo legal.
Estar no ramo jurídico é um bom plano de carreira. Se você estivesse apenas começando na profissão de advogado, seria ideal primeiro fazer seu nome. É uma boa ideia começar oferecendo assistência jurídica gratuita, especialmente para quem realmente precisa. Comece sua carreira de advogado estabelecendo seu escritório, agência ou centro jurídico gratuito, etc. em sua vizinhança. Planeje sua carreira de baixo para cima na escada. Lembre-se sempre de que o propósito de dar assistência jurídica é para que a justiça seja feita, e que melhor lembrete disso do que ver aqueles que estão à beira da injustiça?
Tempos financeiros difíceis
Você pode até ingressar e se inscrever em organizações que já oferecem ajuda jurídica gratuita. Os serviços jurídicos voluntários estão se espalhando, principalmente porque estamos em tempos financeiros difíceis. Pessoas com baixa renda, que normalmente não têm seguro legal, agora podem usufruir dos benefícios de serem representadas legalmente.
Oferecer-se como voluntário para dar ajuda jurídica sem nenhum ganho financeiro beneficia a sociedade muito mais do que você pode imaginar. Pode restaurar a confiança de algumas pessoas no sistema jurídico. Além disso, pode trazer de volta esperança para aqueles que perderam a vontade de acreditar que ainda têm uma chance de uma vida melhor ou, pelo menos, uma chance melhor com serviços jurídicos gratuitos. Um ato de bondade aleatório, mesmo uma vez por dia, pode fazer uma mudança melhor para este mundo.