A maioria das empresas iniciantes prefere ter um parceiro de negócios para compartilhar a gestão e os custos de funcionamento. No entanto, as parcerias não se limitam apenas às empresas. Organizações não governamentais com um objetivo comum podem estabelecer uma parceria para cumprir a missão de seu grupo. Parcerias entre instituições de credenciamento e instituições governamentais também não são raras.
Em qualquer tipo de parceria, deve haver um acordo. Se você planeja ter uma parceria com indivíduos ou outras entidades empresariais, aqui estão as coisas que você precisa fazer.
Coloque o acordo por escrito. Qualquer tipo de acordo, por mais nobre que seja, não será juridicamente vinculativo a menos que seja redigido e assinado pelas partes envolvidas. Certifique-se de que as responsabilidades de cada membro, bem como seus direitos, sejam totalmente identificados.
Um acordo por escrito orienta os parceiros na implementação de políticas e identifica como os negócios progredirão no futuro.
Detalhe as partes envolvidas. Certifique-se de identificar corretamente os nomes das partes envolvidas na parceria, bem como suas informações de contato. Isso é útil em termos de depósito e no caso de haver ramificações legais no futuro. Certifique-se de identificar corretamente o representante de cada parte e sua designação. Além disso, inclua nomes de testemunhas do acordo.
Detalhe o nome da parceria. Isso é importante se você estiver estabelecendo uma parceria comercial. Encontre um nome adequado que seja agradável para ambas as partes. Pode ser uma combinação de nomes ou um nome fictício. No entanto, certifique-se de que o nome da sua empresa seja exclusivo.
Identifique as responsabilidades de cada parte. Detalhe a extensão do compartilhamento de trabalho entre ambas as partes. Identifique quanto investimento foi fornecido e quanto controle e poder cada membro possui. Escreva como as responsabilidades são divididas e compartilhadas entre os parceiros.
Identifique os benefícios da parceria. Detalhar a alocação dos benefícios permitidos para cada parceiro, bem como o cronograma e a frequência dos retornos. Especifique quanta autoridade cada membro da parceria possui.
Inclua informações adicionais. Escreva se você tem planos de expandir o negócio no futuro, incluindo o procedimento para aceitar membros adicionais.
Da mesma forma, inclua uma seção que detalha como lidar com os casos em que um membro se retira da parceria ou um parceiro morre repentinamente. Identifique como a transferência de direitos e responsabilidades deve ser tratada.
Você também pode indicar uma seção sobre como pretende resolver conflitos e disputas. Isso é útil caso você não consiga resolver nenhum problema.
Por último, inclua detalhes sobre como proceder para alterar e modificar seções do contrato.
Peça a um advogado que analise o contrato. Após a assinatura do acordo com seu parceiro ou parceiros, contrate um advogado que fará a revisão do conteúdo. Também é melhor que o advogado ratifique ou autentique o documento. Isso garante que você possa evitar problemas legais no futuro.
Leis de parceria existentes
Se você não conseguir colocar tudo em prática, pode contratar um advogado empresarial que já tenha experiência com a elaboração de contratos. Pode haver leis de parceria existentes em seu estado que você precisa estar ciente.
Depois de ter o acordo de parceria em vigor, agora você pode se concentrar no cumprimento de suas obrigações.