Uma reclamação pode ser por custos, danos ou pelo pagamento de uma soma segurada no caso de um determinado incidente acontecer, como acidente, invalidez, morte e assim por diante. Este artigo fornece dicas gerais sobre o que fazer durante a preparação de documentos e como registrar uma reclamação.
Em primeiro lugar, verifique a natureza da sua reclamação. Trata-se de uma ação de indenização ou indenização por danos sofridos ou também de pleito de suspensão de determinadas ações de terceiros, também denominada liminar. Descubra o fórum apropriado para tratar de sua reclamação, como um tribunal de pequenas causas, o tribunal civil, o tribunal de litígios trabalhistas, o tribunal de trabalho, a agência de seguros, o tribunal de veículos motorizados e assim por diante. Verifique se você abordou o fórum com jurisdição sobre sua reclamação. A jurisdição é determinada pelo local onde você mora, onde a reclamação surgiu ou ocorreu o incidente e assim por diante.
Documentação de apoio adequada
Feito isso, é hora de verificar e obter os aplicativos apropriados para fazer sua reclamação. Providencie documentação e informações de apoio apropriadas e adequadas. Conclua todas as aplicações com precisão.
A maioria dos procedimentos de reclamação exige que você forneça prova adequada e que essa prova seja autenticada na forma de documentos emitidos por uma agência governamental, reclamações e / ou "Relatórios de Primeiras Informações" arquivados nas agências de aplicação da lei apropriadas. Se for uma informação factual fornecida por você, então ela deve ser declarada na forma de uma declaração juramentada, devidamente juramentada perante um Tabelião Público. Provas de fotografia e vídeo também podem ser exigidas em certas jurisdições.
Reivindicação envolve ação judicial
Se a sua reclamação envolver uma ação judicial, é aconselhável avisar a parte que você deseja processar e contra quem a reclamação está sendo feita. O aviso deve exigir o pagamento da reclamação dentro de um período de tempo [razoável] especificado e declarar que, caso não haja tal pagamento, uma ação legal poderá ser iniciada por você.
Inicie o procedimento de reclamação ao não receber o pagamento. Incluir um apelo para interromper uma ação da parte que está sendo processada ou qualquer outra, se tal ação prejudicar sua reclamação ou destruir provas.
A inscrição ou petição deve ser submetida no fórum apropriado. Permita o tempo normal necessário para a análise de seus documentos.
Após a conclusão do exame minucioso e do envio bem-sucedido, um número de reclamação ou número de caso é atribuído. Este número deve ser mencionado em todas as comunicações futuras. Normalmente, é fixada uma data para ouvir seu pedido ou pedido e, se envolver outras partes, elas terão a chance de se defenderem. Todas as submissões devem ser feitas por escrito e, conforme especificado, devem ser feitas em formulários e procedimentos prescritos. Certifique-se de comparecer a todas as datas especificadas para ouvir sua aplicação / petição / reclamação [pessoalmente ou por meio de um representante devidamente autorizado, como um advogado]. Uma vez que a reclamação está sendo feita por você, o ônus de provar que o incidente ocorreu e que os danos foram sofridos será inteiramente seu.
Endereçado adequadamente
Deve-se ter em mente que a observância das formalidades exigidas e o cumprimento estrito dos procedimentos especificados garantirão um tratamento rápido de suas reclamações e conclusão. Na maioria das vezes, há meios de apelar para uma autoridade superior caso sua reclamação não seja tratada de forma adequada.
As dicas acima são uma orientação geral para a apresentação de reivindicações. Será de seu interesse buscar assistência profissional de seu agente de seguros, advogado ou diretamente com a agência governamental apropriada.