Vender, comprar ou aumentar o status de uma pequena empresa exigirá uma avaliação da propriedade. Quanto mais rápido a pequena empresa for avaliada, mais rápido você saberá seu valor justo de mercado.
Existem muitas maneiras de avaliar rapidamente uma pequena empresa. Abaixo estão algumas de suas opções:
Fluxo de caixa líquido ajustado
Fluxo de caixa líquido ajustado
Saber o fluxo de caixa líquido da pequena empresa será útil para os proprietários de empresas. Este método é usado para saber o preço justo pedido para a pequena empresa. Isso será baseado nos lucros e perdas anuais da empresa nos últimos anos. Por meio desses dados, será determinado o poder aquisitivo da pequena empresa, demonstrando assim o real potencial do negócio como um bom investimento.
O poder aquisitivo precisará ser multiplicado dependendo da categoria da empresa, que pode ser manufatura, varejo ou serviços. Os corretores sabem mais sobre isso, então é importante que você trabalhe de perto com um profissional ao determinar o valor da pequena empresa.
Regras de ouro
Vendas anuais recentes
Essa pode ser a maneira mais rápida de determinar o valor de uma pequena empresa. Usar as regras gerais aceitas pela indústria o ajudará a estimar o valor do negócio. Ainda assim, você precisará de dados como as vendas anuais recentes da empresa para fazer isso.
Oficinas de conserto de automóveis, por exemplo, custam 35% de sua receita anual, enquanto as lojas de fast food custam 40% de sua receita anual. Motéis, hotéis e empresas semelhantes têm preços por quarto. Dessa forma, você pode obter o valor estimado de um negócio rapidamente. Mas, preste atenção, é apenas para estimativa, não para avaliação formal, o que implicará esforço e tempo extras.
Comparando
Listagens de pequenas empresas
Com seu acesso à Internet ou pelo menos acesso a listagens de pequenas empresas, será mais fácil para você saber como outras pequenas empresas semelhantes à sua são cotadas no mercado. Dessa forma, você não precisa fazer a tarefa tediosa de coletar dados ou fazer contas difíceis. Basta avaliar pelo menos três empresas semelhantes às que você possui e definir o preço para sua pequena empresa.
Além disso, você estará competindo com essas pequenas empresas, então seu preço deve ser competitivo.
Essa técnica dependerá dos ativos da empresa para determinar seu valor de mercado. Os ativos da empresa incluem desde clipes de papel a terrenos e edifícios. Isso pode ser uma matemática fácil, porque tudo o que você precisa fazer é somar o valor desses ativos. No entanto, essa técnica não inclui outros ativos de negócios não materiais, como potencial de crescimento, base de clientes e fundo de comércio.
As técnicas discutidas aqui darão a você o valor de uma pequena empresa da maneira mais rápida possível. Lembre-se de que fazer isso da maneira certa e precisa é muito melhor. Se você não puder fazer da maneira mais complicada, é melhor contratar um corretor de negócios. Ele pode ajudá-lo a determinar o valor do negócio e, finalmente, vendê-lo a um preço muito bom. Se você está planejando comprar, um corretor também é útil para determinar o melhor preço possível para você.
As negociações ainda ocorrerão, então não espere obter o valor determinado pela avaliação. O importante é que você encontre um preço que agrade ao vendedor e ao comprador.