A marcha rápida também é conhecida como caminhada rápida. A marcha rápida é diferente de como costumamos caminhar, pois a velocidade da caminhada é maior. É diferente de correr ou correr, pois a caminhada deve ser feita com pelo menos um dos pés apoiado no chão durante a caminhada. A caminhada acelerada é uma boa forma de exercício, especialmente para pessoas idosas, pois pode aumentar a frequência cardíaca sem ter que exercer muito esforço nas articulações.
Técnicas de caminhada rápida
Leia as dicas fornecidas abaixo para conhecer algumas técnicas de caminhada acelerada que o ajudarão durante os exercícios:
Mantenha a cabeça erguida. Quando estiver caminhando com força, mantenha a cabeça erguida e voltada para a frente. Sempre olhe em direção ao seu destino para que você possa ver se há obstáculos que você precisa transpor. Isso também é bom para foco e concentração. O queixo deve ficar paralelo ao solo para diminuir a tensão nos músculos do pescoço, pois você estará indo mais rápido do que sua velocidade normal e fazendo esforço sem forçar as articulações.
Relaxe os braços e os ombros. A primeira vez que você faz caminhada rápida, a tendência é tensionar os músculos para ganhar impulso. Isso só pode machucar suas articulações. A maneira certa de fazer isso é relaxar os ombros e os braços. Relaxe os braços ao lado do corpo, mas mantenha-os dobrados.
Movimento de braços. Os braços devem estar flexionados, mas não devem ficar em uma única posição durante a caminhada. Você pode balançá-los ligeiramente, mas não os mantenha rígidos. Balance-os de acordo com o que é confortável para o seu corpo quando você se move. O balançar dos braços deve vir naturalmente para você, então você não deve pensar muito sobre isso.
Ande pelos quadris. O movimento de andar deve vir de seus quadris. Esta pode ser uma das partes mais difíceis de dominar na marcha motorizada. Gire os quadris ligeiramente para a frente quando estiver prestes a dar um passo. Depois de fazer isso por um tempo, os movimentos ficarão mais fáceis para você. Ao caminhar, posicione o pé na frente do corpo como se estivesse seguindo uma linha reta invisível.
Andando a passos largos. Não se force a dar grandes passos quando seu corpo ainda não está acostumado aos movimentos. Ande de acordo com o que for confortável para você. Conforme seu corpo se acostuma com a marcha rápida, seus quadris se tornarão mais flexíveis e será mais fácil para você dar passos mais longos.
Agora você conhece algumas das técnicas que pode usar para fazer caminhadas motorizadas. À medida que você melhora, pode adquirir um pedômetro ou monitor de frequência cardíaca para usar quando estiver fazendo caminhadas motorizadas. Esses dispositivos podem controlar quantos passos você dá. A frequência cardíaca pode ser um guia para você, para que você possa se esforçar ao se exercitar sem ultrapassar seu limite. Não se esqueça de aquecer e alongar-se antes de fazer uma caminhada rápida.