Como superar o medo nesta época de recessão global?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 3 min de leitura
Aqui estão algumas dicas para superar pensamentos de medo e estados emocionais que o fazem se retrair dos outros e de seu próprio senso de desenvoltura e alegria.
Passo 1
Faça doação uma parte regular de sua vida! A libertação e o fortalecimento sempre vêm revestidos de paradoxos. Se você perceber que está se contendo e se segurando, não perca tempo reclamando. Apenas dê! Dê seu dinheiro, dedique seu tempo e dê atenção aos outros (especialmente aqueles que não pertencem à sua família). Desconsidere os pensamentos temíveis de objeção de falta e limitação e apenas o faça.
Passo 2
Seja gentil! Lute por alegria; rejeite a timidez ou o mau humor e pratique a amizade. Nenhum esforço de gentileza é pequeno demais!
Etapa 3
Domine sua mente (temerosa)! Isso é mais fácil de fazer quando você entende de maneira vívida e imediata a diferença entre imaginação e percepção, e a natureza da causalidade.
A percepção não causa nada! São apenas dados brutos. Por exemplo, receber uma nota rosa, ou perceber a imaginação de que você está prestes a receber uma nota rosa, não causa nada. Em outras palavras, você não precisa sentir medo. O medo não é causado pela percepção de um evento externo ou interno (pensamentos e imaginações). O medo é causado quando você passa da percepção para a imaginação das consequências (pensar que as coisas só vão piorar), e então para a convicção de que você não pode lidar com as consequências e nada de bom pode resultar disso (você está ferrado!). Esse momento de "mudança de" é o momento imediato de escolha. Você pode escolher ignorar esse medo.
Passo 4
Pense construtivamente! Em vez de escolher o pensamento e a imaginação com medo, você pode escolher imaginar ações construtivas que pode realizar para lidar com o evento percebido. Não se rebaixe e não reclame. Reclamar é uma depreciação disfarçada! Como reclamar é uma humilhação? Para reclamar, primeiro você precisa se julgar não bom ou inteligente o suficiente para lidar com o desafio.
Você pode achar que não é tão fácil imaginar consequências positivas quanto negativas, mas isso é apenas uma função do hábito. Você pode praticar a imaginação de resultados positivos e construtivos e pode praticar o brainstorming dos meios para alcançá-los.
A inspiração para criar este novo hábito de imaginação construtiva e brainstorming aumenta facilmente quando você percebe que o pensamento de medo e seus estados mentais e emocionais contraídos resultantes nunca são necessários (de acordo com a lei da causalidade) e eles nunca ajudam!
É sempre um erro optar por ceder a pensamentos amedrontadores. Se você dedicar algum tempo para se concentrar nesse fato, de modo que realmente desenvolva confiança nele, você prontamente despertará sua energia agressiva para rejeitar o pensamento de medo e substituí-lo pelo pensamento criativo.
Aqui está um exemplo de como uma pessoa escolheu confiar na natureza paradoxal da liberação e do fortalecimento. Muitos anos atrás, um homem muito bem - sucedido compartilhou o que ele disse ser o seu principal segredo para o sucesso. Ele disse simplesmente: "Seja qual for a direção que o medo me disse para seguir, eu fui na direção oposta. Isso fez toda a diferença."
Que todos possamos prosperar com maior compaixão e sabedoria! Vamos fazer a diferença juntos. Boa sorte.