Se gosta de cozinhar e pretende abrir o seu próprio negócio, considere começar um negócio de catering. Como fornecedor, você ajudará as pessoas a planejar o menu do evento e, em seguida, preparar, entregar e servir a comida que escolheram. Você pode atender a todos os tipos de eventos, desde casamentos e festas de aniversário a recepções ou grandes conferências. Lembre-se de que você também terá que lidar com os clientes; você não ficará apenas na cozinha cozinhando o dia todo. Veja como iniciar um negócio de catering:
Descubra mais sobre os regulamentos. Entre em contato com o Departamento de Saúde local para obter informações sobre os requisitos em sua localidade. Provavelmente, você precisará de licenças, seguro e inspeções em sua cozinha. A segurança alimentar é o fator mais importante a considerar ao configurar suas instalações de preparação de alimentos. Em alguns estados, você não pode administrar uma empresa de alimentação em casa porque deve ter uma cozinha separada daquela que você usa para cozinhar. Considere também se você oferecerá um serviço de bebidas alcoólicas. Isso pode variar de vinho e cerveja a um serviço de bar completo. Você precisará de autorizações específicas para lidar com álcool, se decidir oferecê-lo.
Escolha o seu nicho. Você quer atender a grandes eventos ou pequenas festas em casa? Se você for cozinhar grandes quantidades, provavelmente precisará alugar uma cozinha industrial. Algumas refeições podem ser feitas fora de sua casa. Você deve desenvolver alguns menus de amostra para sugerir aos clientes. Você pode querer oferecer certos estilos de comida; em caso afirmativo, certifique-se de ter o equipamento especializado necessário para produzi-los em grandes quantidades.
Levante os fundos. Seus custos iniciais incluirão equipamentos e suprimentos, bem como publicidade. Catering não é um negócio em que você possa entrar sem dinheiro. Se você planeja obter um empréstimo, certifique-se de redigir planos de negócios antes de entrar em contato com o banco.
Determine suas opções de catering. Decida como a comida para eventos servidos será escolhida, bem como os detalhes sobre a entrega e as opções de serviço que você irá fornecer. Não se esqueça da limpeza e remoção de pratos e sobras. Coloque tudo isso por escrito para que não haja confusão. Tente oferecer tantos serviços quanto possível. Essas informações devem ser empacotadas com menus de amostra e fotos de alimentos servidos em eventos anteriores.
Anunciar. O tipo de publicidade que você faz deve estar relacionado ao seu nicho de mercado. Você pode comercializar para grandes empresas ou conseguir um estande em uma exposição de noivas para comercializar para festas de casamento. Não se esqueça de fornecer suas informações de contato para salas de conferências ou outros locais onde as pessoas possam realizar eventos com bufê, bem como planejadores de casamentos e eventos. Ao iniciar seu negócio de catering, considere distribuir amostras grátis em eventos locais. No mínimo, crie um folheto e cartões de visita para distribuir às pessoas interessadas.
Muitas pessoas consideram o negócio de catering divertido e lucrativo. Antes de começar, você precisará desenvolver um plano de negócios. Começar um plano de catering exige muito trabalho e você pode estar sob muita pressão quando chegam os dias de seus primeiros eventos de catering. Boa comida com excelente apresentação e habilidades de atendimento ao cliente são os ingredientes-chave para um negócio de catering de sucesso.