Os sulfitos são uma presença comum na vida diária que a maioria das pessoas provavelmente desconhece. Está presente em quase todos os vinhos e bebidas fermentadas, freqüentemente usado como conservante de alimentos e também como conservante em medicamentos. Para muitas pessoas, isso não é um grande problema, mas há aqueles que são alérgicos e aqueles com asma demonstraram ser afetados por sulfitos. Junto com esses problemas, há pessoas que demonstram sensibilidade aos sulfitos, principalmente em relação às dores de cabeça, embora a maioria das informações sobre os sulfitos que causam dores de cabeça sejam anedóticas, e não científicas. Por mais comuns que os sulfitos tenham se tornado, saber o que evitar pode ser muito importante para uma vida saudável.
Cheiro estranho acompanha
A única coisa que é exigida pelo FDA para ter um rótulo detalhando o conteúdo de sulfito é o vinho. Quase todos os vinhos contêm sulfitos, pois é um subproduto natural da levedura durante a fermentação. Os vinhos brancos têm um nível ligeiramente mais alto de sulfitos do que os vinhos tintos, mas em geral haverá cerca de 80 mg / litro em uma taça de vinho. Para evitar sulfitos em vinhos, procure aqueles rotulados como orgânicos. Na Europa, exige-se que um vinho orgânico seja feito sem sulfitos, mas eles são raros porque a falta de sulfitos os torna extremamente perecíveis e muitas vezes um cheiro estranho os acompanha devido aos aldeídos. Ao fazer compras fora da Europa, existem poucos regulamentos sobre o nível de sulfitos relatados, portanto, esteja ciente de que é uma aposta razoavelmente segura que todos os vinhos têm alguma quantidade de sulfito.
Embora o FDA não exija que os alimentos sejam rotulados com níveis de sulfito, a menos que tenham sido adicionados (não se estiverem simplesmente contidos em outro ingrediente), muitas empresas voluntariamente colocarão essas informações em seus rótulos nutricionais. Para evitar sulfitos nos alimentos, tente ficar longe de alimentos com muitos conservantes, como frutas secas, suco de limão e lima e cebola em conserva. Vegetais secos, vinagre de vinho e frutas em conserva, exceto secas, também contêm altos níveis de sulfitos. Para melhor evitar os sulfitos, comprar alimentos orgânicos é uma ótima idéia.
Uma palavra final de cautela sobre os sulfitos ocultos: os medicamentos geralmente contêm sulfitos. Os sulfitos não apenas previnem o escurecimento, mas também há uma qualidade antioxidante que pode ser aproveitada com a adição deste ingrediente. Um medicamento comum em que você encontrará sulfitos é a epinefrina injetável. A maioria dos medicamentos para asma teve os sulfitos removidos, pois sabe-se que os asmáticos reagem até mesmo aos vapores que vêm das bebidas fermentadas. Como acontece com qualquer medicamento, converse com um médico sobre o medicamento que está sendo prescrito se houver preocupação com o nível de sulfito na prescrição.