Existe uma infinidade de variedades e sabores de café. As variedades, por um lado, apresentam uma grande variedade de categorias possíveis. Mas, neste artigo, abordaremos as variedades em apenas duas categorias, variedade de café por país e variedade de café de acordo com os grãos de café. Assim como as variedades, com foco em preparações comerciais, tanto da cafeteria de nosso bairro quanto do café pronto, os sabores variam do simples ao gourmet. O expresso e o cappuccino são dois exemplos comuns de preparações. Assim, os sabores do café seriam limitados aos principais sabores aos quais o mundo se acostumou. No entanto, como o sabor de um café depende da variedade dos grãos, as variedades e os sabores seriam considerados um só.
Fatores incluindo qualidade do solo
O café pode ser classificado de acordo com o país de origem. Claro, há um grande número de países em todo o mundo que produzem café. Vamos categorizar então, de acordo com os principais produtores. Cada país de origem possui um produto de café distinto. Cada produto oferece um sabor diferente. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo qualidade do solo, clima, altitude e qualidade da água, entre outros.
Algumas variedades de café de acordo com o país de origem:
Colômbia. Essa variedade é descomplicada. Seu sabor é fácil de apreciar. É quente e macio. Emite um leve aroma. Esta variedade é adequada para momentos fáceis de café.
Costa Rica. Com um sabor suave de nozes, os grãos da Costa Rica oferecem um sabor de café rico e completo. Isso é bom para qualquer tipo de assado.
Etiópia. O café deste país apresenta um aroma rico e encorpado, doce e agradável, com uma suavidade incomparável.
Guatemala. Esta é uma variedade muito borbulhante. Dependendo do assado, pode ser crocante ou intenso. Isso pode funcionar bem sozinho ou combinado.
Java. Esta é uma variedade forte, preta e doce. Ele vem da ilha de Java, na Indonésia. A variedade java tem um corpo profundo.
México. A variedade mexicana é crocante e de aroma adocicado. Este é um excelente café refrescante. Principalmente, este município produz grãos pequenos.
Peru. O café peruano oferece um sabor suave e macio, com notas minuciosas de sabor de cacau. Esta variedade é incrível como parceira em cervejas combinadas. Isso também é ótimo para misturas de sobremesas.
Sumatra. Descrita por alguns como muito exótica, esta variedade é muito saborosa e apresenta um aroma altamente condimentado.
Variedades de café de acordo com os grãos de café:
Arábica. É amplamente considerado o grão superior e é usado em muitas preparações de café gourmet. Nas misturas, esse feijão é usado como ingrediente principal. A maioria dos cafés especiais usa grãos arábica para dar corpo e sabor muito rico. Isso vem com um preço mais alto, no entanto. Além de seu sabor popularmente melhor, o Arábica é mais caro para crescer porque é sujeito a muitas doenças e precisa de um cultivo mais cuidadoso.
Robusta. Para os amantes do café que preferem um sabor mais sutil em suas bebidas, este grão é ideal para eles. O Robusta é mais fácil de produzir, por isso é melhor para a produção de café instantâneo. Pode ser produzido em maior quantidade em relação ao Arábica.
Liberica. Esta variedade dá aroma e sabor mais fracos. Isso é bom para misturar. Dá variedade aos dois grãos mencionados acima.
Com uma grande variedade de variedades e sabores, há um grão de café para cada amante do café. A escolha dependeria realmente das preferências pessoais de gosto do bebedor. A mistura e preparação do café podem ser feitas com uma máquina de café expresso ou um simples moedor, e algumas variedades podem ser ótimas com a máquina ou o moedor. O café agora se tornou mais popular do que o chá. Com a preocupação com a saúde, o café agora é comercializado como uma opção saudável, igual ao chá no que diz respeito aos benefícios.