Como comparar e escolher a tequila?

O bouquet de uma tequila é a ambrosia da planta agave
O bouquet de uma tequila é a ambrosia da planta agave e é usado principalmente para margaritas e outras bebidas mistas.

Compreender as notas e qualidades de uma boa tequila

Tequila é um tigre com muitas listras diferentes. Para a língua que está realmente prestando atenção, não há duas tequilas com gosto igual... Bem, quase não há duas com gosto igual. Para entender as diferenças e semelhanças entre as tequilas, devemos ver o que a substância realmente é. Para que a tequila seja legalmente considerada tequila, pelo menos 51% de seu conteúdo em volume deve ser feito a partir de partes fermentadas e destiladas da planta de agave. O restante pode ser qualquer outro licor feito de qualquer outra fonte de açúcar. Esta é a razão pela qual a tequila boa é ótima e a tequila ruim é uma dor de cabeça líquida. Escolher sua tequila depende muito se você está injetando, tomando um gole ou misturando.

  1. Procure por 100% puro: se você quiser uma boa tequila, procure "100% agave azul", "100% de agave" ou "100% puro de agave". Isso significa que a aguardente foi produzida usando apenas os açúcares da planta agave azul e nenhuma outra aguardente fermentada foi usada para "cortá-la". Essas tequilas "menores" são chamadas de mixto por motivos óbvios e podem ser encontradas em uma certa garrafa de "Gold" feita por um cara chamado Jose.
  2. Escolha uma variedade: dependendo da cor e do tempo de envelhecimento, a tequila se enquadra em uma das quatro categorias diferentes.
    • Blanco (prata) - Não tão liso quanto seus primos mais velhos, o blanco deve ser completamente transparente e brilhante no vidro. Nunca deve ser nada além de transparente porque não foi envelhecido. Deve ser perfumado e um tanto frutado, com notas de floração no final. O bouquet de uma tequila é a ambrosia da planta agave e é usado principalmente para margaritas e outras bebidas mistas.
    • Reposado (descansado) - Como o nome indica, reposado é um blanco que passou um tempo no barril. Normalmente, essa variedade de tequila passa de dois meses a um ano inteiro envelhecendo em tonéis de madeira, como o uísque ou o bourbon. O resultado deste envelhecimento é uma nota distinta de carvalho que suaviza a natureza por vezes pubescente do blanco, bem como escurece ligeiramente o espírito. O Reposado costuma ser baleado ou degustado, mas também resiste bem aos misturadores se o coquetel for elegante por natureza.
    • Añejo (envelhecida) - Esta variedade de tequila é simplesmente um reposado que passou mais tempo no barril. Para ser considerado um añejo, ele deve ficar pelo menos um ano e até 4 anos confinado ao barril. Mais escuro que o reposado e muito mais carvalho, o añejo tem um bouquet muito mais distinto. O sabor crocante do agave pode estar escondido sob a idade e o aroma de até 4 anos no barril, então esta é definitivamente uma tequila para degustar.
    • Reserva- Embora não seja tecnicamente uma verdadeira "variedade" de tequila, a reserva é uma tequila muito antiga que passa até oito anos no barril. Originalmente utilizado como um termo para os vinhos superiores da Espanha e Portugal, reserva foi aplicado a tequilas de idade e qualidade excepcionais. Neste estágio de desenvolvimento, a tequila entra no reino do conhaque fino ou um uísque Islay, tanto no sabor quanto no preço.
    Agora você está munido de alguns fatos básicos sobre a tequila
    Portanto, agora você está munido de alguns fatos básicos sobre a tequila, seus graus e algumas de suas aplicações medicinais.
  3. Escolha um uso: como você vai despachar sua tequila? Procurando algo para impressionar aquela megera bebendo um uísque com gelo? Peça um añejo em uma taça. Se sua bolsa e paleta permitirem, por todos os meios faça uma reserva. Se você está procurando algo para colocar no liquidificador com um pouco de gelo e uma mistura, escolha um blanco. Tem um saleiro, uma festa de lima e um barril? Vá para o mixto.

Portanto, agora você está munido de alguns fatos básicos sobre a tequila, seus graus e algumas de suas aplicações medicinais. Pode ser um espírito elegante que é capaz de mais do que apenas complementar a mistura azeda ou um copo sujo. A tequila pode ser digna e real, satisfatória e revigorante. Você tem o poder de quebrar seu estereótipo e elevá-lo a um nível mais sintonizado com sua natureza. O poder é seu, então use-o com sabedoria.

Artigos relacionados
  1. Como fazer cerveja em casa?
  2. Como derramar cerveja?
  3. Como comprar vinho?
  4. Como fazer um martini?
  5. Como comprar suprimentos e equipamentos para fabricação de cerveja?
  6. Como aprender sobre os tipos de vinho branco?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail