Quando se trata de servir cerveja, todos cometemos erros. Acontece todos os dias em bares, almoços de duas horas em escritórios, festas de fraternidades, festas de quarteirão, salas de professores (provavelmente), talvez até na Estação Espacial Internacional. Já tentou derramar e bater uma cerveja em gravidade zero? Você tem? Bem, vamos cobrir algumas diretrizes para ajudá-lo a servir uma cerveja melhor aqui em solo firme. Depois de dominar esse truque, sugiro que você verifique as dicas do Barman rápido para aprender mais sobre como misturar (e servir!) Bebidas de todos os tipos.
Para servir cerveja:
Diretrizes básicas. Se você quer um guia rápido e redutor para servir uma cerveja (mais ou menos eficaz para a maioria das cervejas), aqui está.
Incline o copo de cerveja.Incline essa caneca cerca de 45 graus.
Delicadamente, despeje sua cerveja pela lateral do copo, visando cerca da metade do copo. Quando um pouco mais da metade da cerveja for servida, deixe o copo perfeitamente vertical novamente e despeje o restante diretamente na cerveja para criar uma boa espuma.
Uma boa cabeça deve ter algo entre a largura de um dedo e 4 centímetros de altura.O tamanho ideal da cabeça depende da cerveja.
O que há de tão importante na cabeça? Uma cerveja sem cabeça é como uma pessoa sem cabeça, mas pior. A perda de cabeça é mais do que uma perda estética. Muitas cervejas requerem a cabeça para revelar seu caráter aromático e saboroso.
Diferentes doses para diferentes cervejas (gostaria que rimasse...) As orientações acima mencionadas são meramente gerais; você deve ajustá-los para diferentes cervejas. Aqui estão alguns ajustes importantes.
Para cervejas.Siga as regras gerais bem de perto, mas talvez derrame um pouco mais ao longo da lateral do copo enquanto o inclina. Seu objetivo deve ser uma cabeça que mede a largura de um dedo. Muita cabeça significa que você perde alguns dos sabores amargos ou lúpulos característicos da cerveja.
Para hefeweizen. A cabeça de um hefeweizen pode se aproximar sorrateiramente de você e causar uma grande surpresa. Seu forte potencial de formação de espuma significa que você deve despejar com mais delicadeza ao longo da lateral do vidro. Você não precisa endireitar o copo na metade do processo. Se for necessário alisar a cabeça, você poderá fazê-lo bem no final. Como regra geral, inclua sedimentos de fermento no fundo da garrafa (mais sobre isso mais tarde).
Para stouts.Uma robusta merece uma cabeça grossa. Se você for a um bar e pedir uma Guinness na torneira, você notará que o bartender lentamente encherá seu copo de cerveja até a metade e, em seguida, deixe a cerveja descansar um pouco antes de terminar de servir. Você deve imitar esse método ao servir suas próprias stouts. Depois de derramar metade da cerveja aos poucos, faça uma pausa para deixá-la assentar e continue com o resto.
Para pilsners.Muitos sugerem que você simplesmente derrame direto em um copo vertical para obter aquela cabeça pilsner saudável, que se estende caracteristicamente sobre a borda do copo.
Cerveja com resíduo nofundo da garrafa. Se você olhar o fundo de algumas cervejas, verá um sedimento de fermento que se depositou no fundo da garrafa. Em alguns casos, você deve deixar esse sedimento fora do copo, despejando suavemente para não agitá-lo. As cervejas em garrafa são famosas pelo sedimento no fundo. Algumas pessoas não se importam de beber, mas muitas acham que esse sedimento de fermento deve ser mantido fora da cerveja para permitir o surgimento de sabores mais delicados.
Mas para outras cervejas (como hefeweizen e brancos belgas não filtrados), esse componente sedimentar pode ter um sabor muito importante para a cerveja. Nesses casos, você deve ajustar o derramamento para incluir o máximo de sedimentos possível. Despeje quase todo o conteúdo da garrafa com cuidado, deixando apenas alguns gramas na garrafa. Em seguida, gire o conteúdo da garrafa em movimentos circulares, inclinando ligeiramente a garrafa, para soltar todo o sedimento e misturá-lo com o líquido espumoso restante. Então despeje esses saborosos últimos gramas em seu copo e divirta-se!
Esteja preparado para encontrar derramamentos ruins. O despejo de cerveja ruim não é apenas uma falta de festa cometida por muitos estudantes universitários bêbados. Os barmen genuínos e genuínos também cometem erros, às vezes de forma trágica. Se for uma ofensa pela primeira vez, você pode deixar passar, para não ser conhecido como um esnobe da cerveja. Mas depois de duas ou mais ofensas repetidas, você deve mencionar os maus-tratos.
Ladrões.Se você já passou algum tempo em vários bares (e se não passou, como está passando sua vida?!), sem dúvida encontrou o barman pão-duro que corta gramas de cada litro em um esforço para economizar dinheiro. Freqüentemente, mascaram o roubo derramando demais da cabeça na cerveja.
Odiadores de cabeças.Outros ainda cometem o pecado inverso - despejar uma cerveja sem absolutamente nenhuma cabeça. Como a cabeça é um componente vital da cerveja, servir uma cerveja sem cabeça - mesmo que o barman acredite que é um ato de generosidade fornecer mais cerveja - na verdade mina sua apreciação pela cerveja.
Bom até a última gota?Quando se trata de garrafas de cerveja com sedimento, um bom bartender deve perguntar ao cliente se deve ou não incluir o sedimento no derramamento. No entanto, muitas vezes o barman apenas presume que cada pedacinho de cerveja é destinado ao consumo.
Derramando no copo certo. Qualquer purista dirá que o copo é quase tão importante quanto o derramamento. Mesmo aqueles de nós que torcem, arrancam ou arrancam a tampa de uma garrafa de cerveja e concluem ocasionalmente querem ver a cerveja enquanto a bebem, e por que não deveriam? Alguns (eu inclusive) argumentariam que ignorar a aparência da cerveja é um tapa na cara do cervejeiro que cuidadosamente elaborou a preciosa bebida. Você serviria vinho em um copo de plástico opaco se tivesse acesso a taças?
Além disso, porém, os copos de cerveja são projetados para auxiliar na apreciação completa de diferentes cervejas. Como uma stout e uma hefeweizen são muito diferentes, por exemplo, elas se saem melhor em copos muito diferentes. Consulte o guia útil do Beer Advocate para escolher o copo de cerveja certo. Trate essas espumas com dignidade!
A importância da limpeza. Pó, sujeira e óleos podem interferir no sabor de uma cerveja e também podem atrapalhar a carbonatação e a produção de uma boa espuma. Sempre despeje sua cerveja em um copo limpo. Se você está preocupado com a possibilidade de a cabeça ficar muito grande, umedeça o interior do copo antes de servir a cerveja.
Lembra da primeira vez que você serviu uma cerveja? A maioria de nós se lembra de nossas primeiras tentativas como sendo um desperdício e deselegantes. Muitos de nós continuamos a cometer erros ao derramar cerveja até a maturidade - às vezes compensando os erros anteriores, outras vezes repetindo os mesmos de maneira descuidada (ou embriagada). Eu realmente não me importo com o que você faz com Coors Light, mas uma boa cerveja merece uma dose adequada. Você também merece!