Como fazer cerveja em casa?

Fechadura de fermentação com rolhas de borracha
Ferramentas necessárias: Pote (s) de ebulição, água, fechadura de fermentação com rolhas de borracha, recipientes de fermentação, tubos de plástico, garrafas, tampas, açúcar de priming.

Faça uma cerveja melhor do que você pode comprar (e divirta-se muito fazendo isso)

O Google já tem um ótimo artigo sobre Como fazer cerveja. É um excelente conselho para preparar cerveja com um kit de extrato de malte, e eu o recomendo. Nós, cervejeiros caseiros, temos nossas próprias preferências e estilos, então eu faço as coisas um pouco diferente do que nosso outro autor, mas você deve obter excelentes resultados seguindo os conselhos de qualquer um dos artigos.

Fazer cerveja deve ser divertido. Na verdade, Charlie Papazian, o santo padroeiro da fabricação de cerveja caseira para muitos de nós, nos diz que a única coisa que pode arruinar sua cerveja é a preocupação. Então, se tudo isso parece assustador, lembre-se do que Charlie disse, "Relaxe, tome uma cerveja caseira."

Como você faz uma boa cerveja em casa? Você precisa dissolver os açúcares do malte em água, fervê-los por cerca de uma hora e adicionar lúpulo para dar amargor, sabor e aroma. Você resfria o líquido até que seja seguro adicionar o fermento. Fermentar cerca de uma semana, transferir para outro recipiente para clarificar por cerca de outra semana. Adicione o açúcar de priming, engarrafe e deixe carbonatar. Leve à geladeira algumas semanas e está pronto para beber. Essa é a versão curta. Agora, não foi fácil?

"A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama
Nas palavras imortais de Benjamin Franklin: "A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e quer que sejamos felizes".

Vamos voltar e preencher alguns detalhes e explicar um pouco por que você faz o que faz quando prepara. Abaixo, descrevo como preparar um lote de 5 litros de cerveja em dois estágios a partir de um "kit" de ingredientes que inclui alguns grãos reais. Este artigo é um pouco mais desafiador do que o outro artigo mencionado acima, mas ainda está dentro das capacidades de um homebrewer dedicado pela primeira vez. Essas etapas produzirão um resultado final tão bom ou melhor do que qualquer cerveja que você já comprou. (Declarado modestamente, você não acha?)

  1. Escolha uma receita. Eu sugiro um estilo de cerveja que usa um fermento ale. As leveduras ale fermentam à temperatura ambiente. O outro tipo de levedura de cerveja, a levedura lager, fermenta a baixas temperaturas, em algum lugar na faixa dos 48º Fahrenheit. Escolha uma receita de clone de sua microcervejaria favorita. Eu recomendo um kit de purê parcial de seu suprimento de homebrew local ou compre online. Um kit de purê parcial contém alguns grãos maltados inteiros rachados. Isso dará à sua cerveja um melhor caráter e corpo. Todos nós poderíamos usar um caráter melhor e corpos melhores. Compre um saco de musselina para seus grãos quando receber seu kit.
  2. Reúna seus suprimentos e equipamentos. Veja meu artigo sobre como selecionar suprimentos e equipamentos. Leia-o. Ele contém informações que não são repetidas abaixo. Deixe-me enfatizar que comprar localmente é melhor. Se poupar os seus potes de cerveja e mais algumas coisas, pode obter todo o equipamento de que necessita por cerca de 56€, mais o custo dos ingredientes. E esse equipamento vai durar anos e anos. Você pode obter dois recipientes de fermentação de plástico e economizar alguns dólares. Eles funcionam tão bem quanto o vidro.
  3. Esterilize tudo. E quero dizer qualquer coisa que toque sua cerveja depois de ferver. Fazer uma boa cerveja significa inocular sua cerveja com uma cepa de fermento puro e mantendo a cepa pura. As leveduras selvagens estão por toda parte no ar e em todas as superfícies. Permitir que sua cerveja seja contaminada com leveduras selvagens produzirá sabores estranhos e indesejáveis. Se você receber uma contaminação bacteriana, acabará com água do pântano. Você terá que derramar, e isso é abuso de álcool! Eu uso um composto de iodo para esterilizar tudo. Você não tem que esterilizar seus potes, mexer colher ou qualquer coisa que vá na cerveja fervendo. A fervura esterilizará essas coisas. Lembre-se de que a água da torneira não é estéril. Ferva isso. Para a maioria dos kits, você precisará completar o mosto (pronuncia-se "wert" - a mistura de extrato de malte que você vai ferver) para fazer um lote de 5 ou 6 litros. Se você tiver apenas uma panela, pode ser necessário ferver cerca de 3 galões antes do tempo e deixar esfriar.
  4. Eu disse tudo! Eu começo um lote de cerveja enchendo um balde de galão com água. Eu adiciono uma preparação comercial de iodo de acordo com as instruções. Coloquei na solução a minha fechadura de fermentação, a rolha de borracha que a acompanha, um termómetro e a torneira de plástico que se liga ao meu recipiente de fermentação primário (balde de plástico com um orifício para montar a torneira). Após 20 minutos, coloco a torneira no recipiente de fermentação primário e despejo cerca de 0,75 da solução. Eu coloco um par de toalhas de papel e agito a solução para manter as laterais do balde molhadas com a solução para esterilizar o interior. Esterilize também o interior da tampa. Não se apresse e não se preocupe. Você terá tudo perfeitamente esterilizado quando a fervura terminar.
  5. Aqueça 2,5 litros de água. Se você estiver fazendo um kit de purê parcial, obterá alguns quilos de malte de cevada rachado. Você precisa de um saco de musselina para colocá-lo. Você precisa mergulhar em água a 155º F. por cerca de 45 minutos (ou o que quer que diga a receita). Abane e mergulhe o saco de grãos de musselina várias vezes como um grande saquinho de chá. Quando o tempo acabar, drene todo aquele líquido açucarado do grão. Descarte o grão, mas guarde o saco de musselina para o próximo lote. Leve o mosto para ferver.
  6. Adicione o extrato de malte. Em seu kit de receitas, é quase certo que você tenha um recipiente com alguns quilos de extrato de malte xaroposo (ou sua receita pode usar um pouco de DME, Extrato de Malte Seco). Retire a panela do fogo. Usando uma espátula, despeje e raspe até que você tenha todo o extrato na panela. Comece mexendo com uma colher muito, muito longa. Não coloque a mistura de volta no fogo até que todo o extrato de malte esteja dissolvido. O açúcar vai queimar, assim como o xarope no fundo do seu mosto. Comece sua fervura. Sua receita provavelmente dirá para ferver por 60 minutos.
  7. Adicione o lúpulo no início da fervura. Sua receita pedirá alguma variedade de lúpulo no início da fervura. Essa variedade de lúpulo será o agente amargo da sua cerveja. Observe o mosto com cuidado. Há alto risco de ferver logo após adicionar o lúpulo. No final das contas, você desejará uma fervura contínua que não produza muita espuma. Se você quer um cônjuge irado (e se deseja, suas preferências são diferentes das minhas), deixe seu mosto ferver e deixe o fogão uma bagunça pegajosa que é difícil de limpar. Ele também irá carbonizar parcialmente quando você terminar de ferver. Nojento.
  8. Aos 45 minutos de fervura, adicione os lúpulos de sabor. Sua receita dirá a quantidade de variedade do lúpulo. Você também adiciona outras coisas neste ponto da fervura. Eu uso Irish Moss para ajudar a esclarecer a cerveja. O que é musgo irlandês? Não é irlandês e não é musgo. Na verdade, é um produto de algas marinhas. Ele ajuda sólidos indesejáveis moita juntos para que eles resolver fora da cerveja mais facilmente, enquanto a cerveja é no fermentador secundário e a garrafa. Supõe-se que Hefeweizen e algumas cervejas belgas têm o que é chamado de "névoa fria", então não adicione Irish Moss a essas cervejas. Observe a fervura toda vez que adicionar lúpulo!
  9. Restam apenas 5 minutos para ferver. É hora dos lúpulos aromáticos. Siga a receita. Às vezes, outros ingredientes são incluídos, dependendo da receita e do estilo.
  10. É hora de relaxar. Agora você deve resfriar o mosto quente o mais rápido possível. Uma pia cheia de água gelada serve para um iniciante. Para o cervejeiro caseiro sério, um refrigerador de mosto é indispensável. É uma bobina de cobre que vai para a panela faltando 15 minutos para ferver. Porquê então? Bem, ele precisa ser esterilizado pela fervura. Você conecta um tubo de plástico e circula água fria pela serpentina para resfriar o mosto. Quando o mosto esfriar a 80º F., é hora do fermento. Despeje o mosto resfriado em seu recipiente / balde de fermentação primária!
  11. Ponha o fermento. Bem, não jogue realmente, mas adicionar fermento é chamado de "lançar o fermento". Eu nunca poderia inventar essas coisas. Com termos como "wort", "Irish Moss", "wort chiller" e "pitching yeast", você e seus colegas cervejeiros podem sentar e discutir sobre como fazer cerveja, e os não-cervejeiros não terão nenhuma ideia do que você é falando sobre. É uma espécie de vocabulário protetor que mostra que você está em um clube de elite, como fãs de futebol ou geeks de tecnologia.
  12. Uma palavra sobre fermento. Eu uso apenas fermento líquido. Sempre funciona. Eu uso a marca no tubo de plástico, não a marca na bolsa de papel alumínio que você precisa "bater" para ativar. Explicar a alguém que você tem que bater em seu fermento levará a todos os tipos de mal-entendidos. Certamente, o fermento seco funciona, mas pessoalmente acho que é muito incômodo e acrescenta mais uma oportunidade de contaminação para estragar sua mistura.
  13. Mexa vigorosamente. Lembre-se de manter tudo estéril. A contaminação produz sujeira. O fermento precisa de oxigênio apenas no início. Mexa vigorosamente o mosto para introduzir o máximo possível de ar no líquido. Após o início da fermentação, o oxigênio se torna seu inimigo e o dióxido de carbono se torna seu amigo.
  14. Complete com água fervida e resfriada. Aumente o nível de água até a quantidade exigida por sua receita.
  15. Meça o OG com um densímetro. Mais vocabulário legal! OG significa "gravidade original", e um densímetro é um tubo que possui um tubo graduado selado dentro dele que flutua. Ele mede a gravidade específica. Quanto maior o teor de açúcar, maior o OG e maior o teor de álcool final. Anote a medição OG. Você precisará dele mais tarde para medir o ABV (Álcool por Volume). Não despeje o mosto do densímetro de volta no tanque de fermentação primária.
  16. Sele e adicione um bloqueio de fermentação. Feche a tampa do seu tanque de fermentação primária. Adicione uma rolha de borracha esterilizada e uma fechadura de fermentação com água.
  17. Deixe o mosto fermentar até que a fermentação esteja quase completa. Deve começar a fermentar vigorosamente em 12 a 36 horas. Após 5 a 7 dias, você não verá quase nenhum borbulhamento no bloqueio de fermentação. É hora da fermentação secundária e de um novo vocabulário.
  18. Transfira a cerveja para o tanque de fermentação secundária. Esterilize seu tanque de fermentação secundário, equipamento de sifonagem ou tubulação de plástico e outra fechadura de fermentação. Eu uso uma grande garrafa de vidro chamada um garrafão para o secundário. Sifone a cerveja se estiver usando dois garrafões de vidro ou conecte uma mangueira à torneira se estiver usando um recipiente de plástico. Em qualquer caso, você deseja deixar o sedimento para trás. Esse sedimento é denominado "trub" e é pronunciado "troob". É composto por proteínas, fermento gasto e sólidos do lúpulo e aditivos. Pode ter cinco ou sete centímetros de profundidade com algumas receitas. Quanto mais você deixar para trás, melhor ficará a claridade da sua cerveja. Termine a transferência para o secundário e coloque outra trava de fermentação no lugar. Se sua cerveja não clarear em uma semana ou mais, você pode obter o que é chamado de "finings" em sua loja local de suprimentos de cerveja artesanal. Existem vários tipos de multas, mas todos eles funcionam da mesma mágica. Eles limpam sua cerveja. Depois de uma semana, a cerveja costuma estar clara,e está pronto para engarrafar.
  19. Prepare-se para engarrafar sua cerveja. Kegging requer equipamento muito além do nível de iniciante. Lave e esterilize 48 frascos. Novamente, eu uso uma preparação de iodo. Na verdade, funciona melhor do que alvejante à base de cloro e você não precisa enxaguar. Se você enxaguar garrafas esterilizadas com água da torneira, há risco de contaminação. A água da torneira não é estéril. Também esterilize o enchimento de garrafas e o tubo de plástico. Ferva 0,75 xícara de açúcar de milho em uma xícara de água por 10 minutos. Este é o seu açúcar de priming. Mais sobre por que você precisa de açúcar de priming em um minuto.
  20. Meça a gravidade final. A água tem uma gravidade específica de 1,0. O açúcar é mais pesado do que a água, portanto, a água com açúcar dissolvido terá um peso específico superior a 1,0. O álcool tem uma gravidade específica inferior a 1,0, portanto, à medida que a levedura converte o açúcar em álcool, a gravidade original diminui. Subtraia o número de gravidade final da gravidade original (que você anotou, certo?) E multiplique esse número por 131. Isso lhe dirá o teor de álcool de sua cerveja. Imagine a quantidade de cerveja que teve de ser preparada e consumida para descobrir que 131 era exatamente o número certo. Esse é o meu tipo de experimentação científica!
  21. Adicione o açúcar de priming. Neste ponto, esterilizo meu fermentador primário novamente e cuidadosamente sifão a cerveja do secundário de volta para o balde para adicionar açúcar de priming. Existem vantagens e desvantagens nisso. A vantagem é que a transferência deixa essencialmente todo o trub (sedimento) para trás, então é muito mais fácil misturar o açúcar de priming sem perturbar o trub. Também acho mais fácil encher com um tubo da torneira do que com o tubo do sifão. Quais são as desvantagens de fazer outra transferência? Leva mais tempo e qualquer transferência arrisca a introdução de oxigênio ou contaminantes. Se você adicionar açúcar de priming diretamente no fermentador secundário, mexa delicada e cuidadosamente para evitar agitar o sedimento.
  22. Encha seus frascos esterilizados. Encha até cerca de uma polegada da parte superior. Você vai precisar de um assistente para ajudá-lo nesta operação. Pegar garrafas vazias e colocar garrafas cheias é um desafio para você fazer sozinho. A propósito, esta é uma operação complicada. Você VAI derramar um pouco de cerveja no chão. A menos que seja bem limpo, ficará nojento e pegajoso, e você terá que fazer algumas manchas.
  23. Tampe suas garrafas. Você não precisa esterilizar as tampas dos frascos. Eles não serão contaminados. Tampe com cuidado. Lembre-se de que você só pode usar garrafas que se destinam a ser abertas com um abridor de garrafas. Frascos com tampa de rosca não funcionam com homebrew. Uma das anedotas mais divertidas que já ouvi foi de um cervejeiro de primeira viagem que guardou muitas garrafas com tampa de rosca para seu primeiro lote de cerveja. Ele e seus amigos foram engarrafar sua cerveja, e o tampador começou a quebrar todas as garrafas. Eles entraram em pânico. Era domingo. A loja de produtos caseiros foi fechada. Então eles saíram e compraram duas caixas de Corona porque vem no tipo certo de garrafa. Eles começaram a esvaziar as garrafas Corona, sem desperdiçar nada (exceto eles próprios). Eles então começaram a lavar e esterilizar as garrafas vazias e a engarrafar a bebida. Eles tiveram que chamar reforços.Dois dos amigos não ficaram acordados por tempo suficiente para ver a última garrafa tampada. Planejar com antecedência. Não deixe isso acontecer com você. Claro, existem amigos meus que não viram absolutamente nada de errado com a execução de seu plano original.
  24. Deixe a cerveja carbonatar. Eu disse que voltaria ao motivo do açúcar de priming. O fermento em sua cerveja não está morto quando você a engarrafa, está apenas dormente. Fermentou todo o açúcar e o converteu em álcool e dióxido de carbono, portanto, não tem nada para se alimentar. Quando você adiciona o açúcar de priming, o fermento acorda e digere o açúcar adicionado. Isso produzirá mais álcool e dióxido de carbono. A quantidade de álcool será insignificante, mas o dióxido de carbono será dissolvido em sua cerveja. Voila! Carbonatação!

    Deixe a cerveja descansar por uma semana em temperatura ambiente. Coloque uma garrafa na geladeira pela manhã. Quando estiver frio, abra. Se for carbonatada, leve à geladeira toda a sua cerveja. Se não for carbonatado, espere mais uma semana. Se ainda não estiver carbonatado, provavelmente está "preso". Acontece. Eu sei que é constrangedor. A disfunção da carbonatação é uma doença terrível que acontece a todos nós de vez em quando. Mas existe ajuda. Vá até a loja de suprimentos para cervejas caseiras e compre um pacote de fermento de Champaign. Retire as tampas de todas as garrafas, salpique alguns grãos de fermento em cada garrafa e feche novamente as garrafas. Em mais uma ou duas semanas, tudo ficará bem. Sua cerveja vai efervescer e você ficará feliz, feliz, feliz.

  25. Mais duas semanas. Deixe sua garrafa de cerveja gaseificada condicionar por mais duas semanas. Uma cerveja com um teor de álcool muito alto se beneficiará de um acondicionamento ainda mais longo. Vai suavizar muito. Uma cerveja forte, mas forte em três meses pode ser uma cerveja forte e suave em seis meses ou mais. Ales com baixo teor de álcool (4-5% ABV) devem ser consumidas jovens.

Você cobriu cerca de 5 semanas de fabricação de um lote de cerveja do início ao fim. Descanse sobre os louros e tome uma cerveja caseira. Seus amigos e vizinhos estarão cantando seus louvores. E a sua última tarefa (e não é uma tarefa) será dar um nome à sua cerveja e fazer um rótulo para ela. Isso pode ser uma piada real! Alguns dos meus nomes de cerveja: Misters Bock (com a foto de um Vulcan nela), Beam Me Up Scottish Ale, Newborn in the Castle Brown Ale (para o único neto 2), Vixen Beer (porque o nariz de Rudolph era vermelho), e assim por diante.

Nas palavras imortais de Benjamin Franklin: "A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e quer que sejamos felizes". Se você não se preocupar, você fará uma ótima cerveja.

Thoreau disse que a madeira aquece você duas vezes: uma quando você a corta e novamente quando você a queima. A cerveja deve alegrar você duas vezes: uma quando você faz e novamente quando você bebe.

Artigos relacionados
  1. Como derramar cerveja?
  2. Como fazer um martini?
  3. Como aprender sobre os tipos de vinho branco?
  4. Como parar o café?
  5. Como comprar vinho?
  6. Como escolher vinhos e alimentos emparelhados?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail