Depois de configurar o aquário e começar a adicionar peixes, há uma série de etapas de rotina necessárias para manter as coisas saudáveis e com boa aparência. É muito útil manter um livro de registro para garantir que todas as etapas sejam concluídas nos intervalos desejados.
Alimente os peixes diariamente. Todos os alimentos devem ser consumidos em poucos minutos. Remova os alimentos não consumidos para evitar que apodreçam e comprometam a qualidade da água.
Monitore o crescimento de seus peixes para evitar uma condição de superlotação. A superlotação do tanque pode levar a peixes estressados e qualidade inadequada da água. Há uma regra de que uma polegada de peixe por galão de água é a capacidade máxima de um aquário. Este é apenas um guia, pois a maior parte do peixe é tão importante quanto seu comprimento total. Além disso, um aquário com pouco estoque pode ser mais tolerante do que um com capacidade máxima.
Registre a temperatura da água. Isso deve ser feito todos os dias para um novo aquário. Depois de ter certeza de que a temperatura da água está relativamente estável, continue verificando uma vez por semana ou após uma grande mudança ambiental, como no início do verão, quando você começa a usar o ar condicionado para resfriar sua casa.
Ajuste o cronômetro para as luzes para garantir períodos regulares de luz e escuridão. Mudanças de primavera para frente e para trás para o horário de verão não são os únicos momentos em que você precisa ajustar o cronômetro. Sempre que houver uma queda de energia, seu cronômetro precisará ser ajustado.
Limpe / troque sua mídia de filtro. Certifique-se de ter um filtro suficiente para circular todo o volume de água em seu tanque pelo menos 3 a 5 vezes por hora. Um filtro entupido reduzirá a quantidade de água exposta ao filtro. Como as bactérias úteis que convertem nitratos em nitritos vivem na parte esponjosa do filtro, a maneira mais segura de limpá-lo é sugar um pouco da água do tanque para um balde e espremer a esponja rapidamente no balde até que todos os detritos tenham sido expulsos. Se você usou carvão em seu filtro, substitua-o por carvão novo mensalmente.
Use seu kit de teste para verificar o ph da água. Além disso, verifique a água da torneira. Compare os resultados do teste da água do tanque com o teste da água da torneira. Se os resultados do teste forem muito diferentes, você precisará adicionar produtos químicos à água da torneira ao realizar as trocas de água na Etapa 7. Os produtos químicos necessários para este procedimento estão disponíveis na maioria das lojas de animais.
Realize trocas de água de rotina de 10-25%. Faça isso a cada 2 a 4 semanas, dependendo de como seu aquário está abastecido e de como seus peixes estão bagunçados. É melhor usar um sifão com um acessório de limpeza de cascalho ao fazer as trocas de água. Isso permitirá que você remova o excesso de gosma do substrato. Sifone a água suja em um balde e dê descarga no vaso sanitário. Enxágue o balde e encha-o com água da torneira. Ao adicionar água da torneira, certifique-se de que está à mesma temperatura da água em seu tanque. Além disso, use um desclorinador para remover o cloro da água nova. Pode ser necessário adicionar produtos químicos adicionais para alterar o ph da água da torneira, dependendo dos resultados do teste da Etapa 6.
Cuida da saúde de todos os seus peixes. Eles são saudáveis e ativos? Alguma mancha, lentidão, lesão ou mudança de cor? Idealmente, você deve encontrar um local onde possa montar um aquário menor adicional. Deve ser apenas um tanque vazio com um filtro de esponja simples. Transfira qualquer peixe doente ou ferido para este tanque para tratamento e tempo de cura.
Cuidar de peixes tropicais é relativamente fácil. Se você tem muitos peixes, ou peixes muito bagunçados, espere fazer trocas de água maiores e mais frequentes. Quanto melhor você seguir os cuidados de rotina com seus peixes, mais saudáveis e mais divertidos eles serão.