Se você deseja que o seu novo carpete resista ao desgaste e dure mais tempo, é importante instalar o forro do carpete ou uma base. O estofamento do carpete permite que você obtenha o máximo desempenho e durabilidade do seu carpete, o que é especialmente prático porque os carpetes não são baratos. Cada vez que pisa no carpete, você exerce pressão sobre ele, que pode ser medida pelo seu peso (por exemplo, 45 kg) por polegada quadrada exercida sobre o carpete. Se o tapete ficar diretamente sobre a superfície de um piso duro, a pressão irá desgastá-lo rapidamente, mas se o tapete ficar sobre uma superfície acolchoada e macia, o acolchoamento ajudará a absorver a pressão. Também ajudará a absorver o som e economizar energia. Instalar o estofamento do carpete é moderadamente fácil e pode ser feito com pouca experiência.
Passo 1
Compra
O estofamento do carpete é feito de três tipos de material: espuma, fibra e borracha. Alguns são mais adequados para certas aplicações do que outros, dependendo da área de tráfego onde você deseja instalar o carpete, bem como do material do próprio carpete. Você pode consultar seu revendedor de carpetes para descobrir qual é o melhor acolchoamento de carpete que atende às suas necessidades.
Passo 2
Materiais
Para instalar o estofamento do carpete, você precisará de luvas, alicates, canivete (ou canivete), solvente, tiras sem aderência, grampeador, martelo e pregos.
Etapa 3
Preparação
Antes de instalar o enchimento, primeiro você precisa preparar a superfície do chão onde deseja colocar o tapete. Limpe o chão de sujeira, poeira, detritos, manchas e lixo para que o forro não fique sujo. Um piso sujo também afetará o carpete. Você pode instalar tapetes em quase qualquer tipo de piso, incluindo cimento, vinil, madeira, linóleo, pedra e vinil. Apenas certifique-se de preparar o chão adequadamente. Se houver uma base de um carpete velho, você deve removê-la completamente e instalar uma nova para um novo carpete. Colete todos os detritos do enchimento anterior. Use um carpete ou canivete para puxar o forro do carpete velho e jogue-o fora, mas tome cuidado para não arranhar a superfície do chão. Use um alicate para puxar todos os grampos deixados para trás e um solvente ou removedor suave para remover a cola restante, raspando-a com um objeto plano, mas rombudo. Por fim, preencha todos os orifícios na superfície do piso e prenda os painéis soltos ou placas do piso para evitar ranger e criar uma superfície uniforme.
Passo 4
Instalação
Após a preparação, as tiras sem aderência vão primeiro e devem ser instaladas a meia polegada da parede ao redor do perímetro da sala, mas não na frente de uma porta. Certifique-se de usar luvas, pois as tachas têm pontas afiadas. As tachas devem apontar para a parede e as faixas devem se encontrar em todos os cantos. Em seguida, corte o acolchoamento em tiras longas que percorrerão toda a extensão da sala. As tiras de enchimento devem ser longas o suficiente para cobrir as tiras sem adesivo. Instale as tiras de enchimento de uma extremidade a outra da sala e grampeie-as a cada 15 a 20 cm, partindo de dentro da tira sem tachinha. As faixas de preenchimento devem ser paralelas entre si, com as bordas colocadas uma contra a outra, mas sem se sobrepor. Ao redor do perímetro, apare o excesso de tiras de preenchimento na borda interna das tiras sem aderência e cubra as costuras com fita adesiva.