Se você usa uma motosserra regularmente, precisará fazer a manutenção da corrente por meio de uma limpeza regular. Isso ajudará a fornecer um desempenho ideal ao usar a corrente. Isso é especialmente importante porque a corrente da serra elétrica fica exposta a muitos pequenos pedaços e pedaços de madeira e seiva quando você a usa para cortar toras.
Desconecte a fiação da motosserra. Comece removendo a motosserra da fonte de alimentação. Não apenas desligue a motosserra, mas remova o fio da vela de ignição também. A última coisa que você deseja ao limpar a motosserra é ligá-la acidentalmente, o que pode resultar não apenas em acidentes, mas também em morte. Consulte o manual se você não souber onde o fio da vela de ignição está localizado.
Barra guia
Removendo a corrente. Em seguida, gire o botão da corrente até que a corrente tenha afrouxado o suficiente para você colocar a corrente dos dentes da motosserra e remover a corrente da barra guia. Se você estiver tendo dificuldade para remover a corrente, ajuste mais o botão. Não force a corrente, pois as substituições da corrente são muito caras. Afrouxar desnecessariamente a corrente também implicará em mais trabalho para fazer a corrente voltar à sua condição normal.
Criando o encharcamento para a corrente. Para remover a sujeira persistente nos cantos e fendas da corrente, você precisará criar um molho feito de um copo de amônia combinado com pelo menos um galão de água morna. Misture os ingredientes e use uma pequena escova para limpar a superfície da corrente. Se houver pequenos pedaços de sujeira presos nos pequenos trechos da corrente, use uma escova de dente velha para remover a sujeira.
Enxágue e seque a corrente. Depois, remova a corrente da solução de amônia. Para remover totalmente a amônia da corrente, coloque-a em água morna por vários minutos, certificando-se de que cada seção da corrente tenha sido bem enxaguada. Use um pedaço de pano limpo para secar a corrente depois ou deixe a corrente pendurar e secar ao ar por várias horas.
Lubrificando a corrente. Por fim, lubrifique a corrente embebendo-a em óleo para correntes disponível na maioria das lojas de ferragens. Você não precisa encharcar completamente a corrente - você pode adicionar óleo suficiente para submergir metade da corrente. Mergulhe a corrente por três a quatro horas de cada lado. Em seguida, retire a corrente do óleo e coloque-a sobre uma superfície limpa e forrada com jornal suficiente para absorver o excesso de óleo. Use um pano limpo e velho para remover o excesso de óleo e, uma vez que o óleo tenha sido removido, você pode reinstalar a corrente de volta na motosserra.
Assim que a corrente estiver de volta na motosserra, você pode reconectar o fio da vela de ignição. A motosserra deve estar pronta para uso. Programe a limpeza regular da corrente se você usar a motosserra com frequência. Por meio dessas etapas, é possível obter o máximo de sua motosserra e estender a vida útil da corrente real no dispositivo.