A rebarbadora é um dispositivo utilizado para limpar o excesso de rebarbas deixadas no material após o término do processo de usinagem. O processo de rebarbação garantirá que todas essas rebarbas sejam completamente eliminadas e os componentes serão capazes de oferecer seu melhor desempenho e funcionar adequadamente. Uma ferramenta de rebarbação é comumente usada manualmente no processo de rebarbação. Você deve ter uma boa dose de destreza para poder limpar com eficácia as rebarbas que podem afetar a funcionalidade geral do componente. Existe uma vasta gama de rebarbadores em todas as formas e tamanhos, adequados para diversos tipos de materiais. Geralmente, esta ferramenta tem um forte, lâmina ajustável que é capaz de alcançar e cortar rebarbas na superfície do material. Além de limpar superfícies planas, também é projetado para suavizar bordas arredondadas. Uma rebarbadora pode se ajustar automaticamente de acordo com o ângulo da superfície que está sendo trabalhada, o que torna muito mais fácil de manusear. Originalmente, o processo de rebarbação envolvia o uso de tecidos abrasivos para suavizar as bordas em materiais metálicos, bem como o polimento. A lixa fez o trabalho de remover as partículas mais finas da superfície do material. Hoje em dia, ferramentas de rebarbação mais fáceis de gerenciar substituem os mais tradicionais, exigindo menos esforço e tempo consumido. Aqui estão as instruções sobre como usar as ferramentas de rebarbação.
Use a ferramenta de rebarbação apropriada para sua necessidade específica. Existem diferentes tipos de ferramentas de rebarbação para escolher, dependendo do tipo de material para o qual você as usará. Selecione o tipo certo de ferramenta determinando para que o seu material é feito, já que o que funciona para um tipo não funcionará para outro. Você também precisará descobrir qual lâmina usará para o material que irá rebarbar.
Prepare sua ferramenta de rebarbação. Conecte a lâmina à ferramenta de rebarbação. Reduza o comprimento do eixo da ferramenta de acordo com o que é necessário para o trabalho. Ajuste a configuração de RPM da ferramenta de rebarbação para a velocidade certa. Isso normalmente seria em 2.000 ou 8.000 RPM. Normalmente, é necessário um RPM mais rápido para materiais mais duros. Para obter um acabamento bom e suave, recomenda-se um RPM mais lento. Verifique a taxa de avanço da ferramenta, que faz o trabalho de estabelecer a quantidade de material removido a cada passagem da ferramenta, bem como a forma produzida entre a ferramenta e o material. Faça os ajustes necessários.
Ligue a energia. Depois de concluir os preparativos, você pode ligar a ferramenta de rebarbação. Use-o com passagens curtas e rápidas sobre a superfície do seu material até obter resultados satisfatórios. Se você precisar rebarbar áreas menores, pode usar uma ferramenta de rebarbação manual, que também é menor, e pode ser excelente, especialmente para reparos rápidos.
Sempre consulte o manual do operador de sua ferramenta de rebarbação específica para obter todas as informações necessárias para o uso adequado. Quando feito da maneira certa, você pode fazer o trabalho de rebarbação com eficiência em menos tempo do que o normalmente necessário.