Como verificar a eficiência de um sistema de recuperação de calor?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
É sempre uma boa ideia procurar métodos econômicos e ecológicos para gerar calor e energia em casa. Um desses métodos é garantir a alta eficiência do projeto de calor de seu sistema de recuperação de calor ou térmica. Mas espere, a que o termo 'sistema de recuperação de calor' se refere em primeiro lugar? Como o nome indica, um sistema de recuperação de calor produz e armazena água quente ou ar transferindo calor de um condensador para um meio mais frio. Funciona com base nos princípios da recuperação de energia. Existem diferentes tipos de sistemas de recuperação de calor e energia, dependendo da fonte para o recipiente: ar para ar, ar para fluido, fluido para ar, fluido para fluido.
O processo de recuperação de calor permite que você economize energia e reduza os custos de serviços públicos, pois o processo reduz os requisitos de aquecimento e resfriamento. Para ilustrar: o excesso de calor na forma de fornalha, caldeira e exaustão do forno e vapor poderiam ser utilizados em vez de serem bombeados e descartados. Existem diferentes tipos de produtos e dispositivos para sistemas de recuperação de calor, incluindo trocadores de calor com tubos de calor, geradores rotativos e bombas de calor.
Sistema de recuperação de calor
Para maximizar o potencial de redução de custos de um sistema de recuperação de calor, é importante que a eficiência desse sistema seja monitorada. A eficiência é medida em relação a estes fatores: transferência de temperatura, transferência de umidade e transferência de entalpia.
A seguir estão as maneiras de verificar a eficiência de um sistema de recuperação de calor:
Calculadora de eficiência do trocador de calor. Um cálculo de eficiência do trocador de calor permite calcular a eficiência inserindo os seguintes valores: ar externo antes da troca de calor; o ar externo após a troca de calor e o ar interno antes da troca de calor. Calculadoras de eficiência de trocadores de calor estão disponíveis em diferentes sites.
Verifique os indicadores. Um sistema de ventilação com recuperação de calor eficiente deve ter os seguintes indicadores: eficiência seca em 80-90%; o consumo de energia deve ser de 30-40 watts por hora; e o nível de ruído em 25dB no máximo.
Monitore regularmente o sistema. Para garantir que seu sistema de recuperação de calor esteja funcionando no máximo, é importante que você limpe e monitore suas peças regularmente. Algumas etapas que você deve seguir incluem limpar seus filtros pelo menos a cada dois meses; limpar aberturas externas de obstruções (como folhas, resíduos de papel, etc); limpar o núcleo do permutador de calor (consulte o manual do proprietário para ajudá-lo a fazer isso); fazer a manutenção dos ventiladores e fazer a manutenção profissional anual.
Verifique o equilíbrio. Um sistema de recuperação de calor eficiente deve ter um equilíbrio entre a entrada de ar e o fluxo de exaustão. Para verificar isso, tente este método muito simples: crie um testador de fluxo usando um saco plástico com um cabide de arame torcido segurando -o aberto pela boca. Depois, amasse o saco para torná-lo plano. Segure a abertura da bolsa sobre o exaustor do sistema (de onde saem os dutos do sistema); o fluxo de ar de entrada deve inflar a bolsa em oito segundos ou mais (se inflar mais rápido, diminua a velocidade do sistema e tente novamente). Observe a velocidade da inflação. Em seguida, leve sua bolsa inflada para o capô de abastecimento; o ar deve ser esvaziado aproximadamente na mesma velocidade de inflação.
Aí está! Estes são alguns métodos para garantir que seus sistemas de recuperação de calor estejam funcionando com eficiência máxima. O monitoramento e a verificação regulares irão certamente proporcionar a você o melhor valor pelo seu dinheiro. Boa sorte!