Muitas pessoas não percebem como é fácil fazer vinho caseiro. Essa experiência gratificante usa equipamentos domésticos comuns e os resultados são deliciosos.
Passo 1
Ingredientes e suprimentos:
- 1 litro de fruta, qualquer tipo
- 1 pacote de fermento ativo (não é fermento de padeiro - compra em uma loja especializada)
- 2 xícaras de açúcar
- 1 galão de água
- Espremedor
- Peneira de malha fina ou gaze
- Jarro de 1 galão com tampa bem ajustada
- Panela
Passo 2
Esmague a fruta. Primeiro, esmague a fruta com um espremedor ou colher. Claro, os vinhos tradicionais usam uvas; você pode experimentar diferentes tipos de frutas ou combinações de frutas. Se você estiver usando uvas, retire-as dos caules e amasse-as. Em seguida, coar o suco. Por fim, transfira o suco de fruta para uma jarra limpa de 1 galão ou outro recipiente com tampa bem justa.
Etapa 3
Misture o açúcar. Ferva 1 xícara de água. Misture 2 xícaras de açúcar na água quente e certifique-se de que o açúcar se dissolva completamente. Deixe descansar até a temperatura ambiente e, em seguida, despeje a água com açúcar na jarra com as frutas.
Passo 4
Misture o fermento. Em 2 xícaras de água morna (não quente), dissolva um pacote de fermento ativo. Não use o tipo que você compra na seção de panificação de sua mercearia; visite uma loja especializada em fermento para vinho. O fermento pode espumar conforme você o mistura. Em seguida, despeje na jarra com o açúcar, a água e as frutas.
Etapa 5
Complete a mistura. Agora, termine a mistura de vinho adicionando cerca de 13 xícaras de água, até que a jarra esteja quase cheia.
Etapa 6
Deixe a mistura descansar. Agora rosqueie a tampa e deixe-a descansar em um lugar escuro e fresco por 2 a 3 semanas. Durante esse tempo, a mistura fermentará. O fermento transformará o açúcar em álcool. A parte mais demorada do processo de fabricação do vinho caseiro é simplesmente esperar que ele fermente.
Etapa 7
Coe o vinho. No final do processo de fermentação, passe o vinho por uma gaze ou peneira para obter um produto de textura lisa.
Etapa 8
Aproveitar! Refrigere antes de servir. Para obter melhores resultados, armazene o produto acabado por mais algumas semanas para permitir que envelheça e desenvolva um sabor mais completo. Você pode mantê-lo no jarro de plástico ou envasá-lo em uma garrafa de vidro ou plástico.
Você não precisa de uma adega para fazer deliciosos vinhos caseiros. Fazer vinho está se tornando um hobby popular e é bastante gratificante. Se você planeja fazer grandes quantidades, pode investir em equipamentos para fazer vinho em quantidades maiores do que um galão. Você deve verificar as restrições locais à fabricação de álcool antes de começar a fazer vinho caseiro, embora poucos lugares o restrinjam.