De acordo com a revista Motor Trend, o custo médio de um carro novo é de mais de 20900€. Os preços da gasolina e das peças do carro também não ficarão mais baratos tão cedo. Você pode ter determinado que seu carro atual dure o máximo possível. Você pode reduzir o desgaste do seu veículo seguindo estas regras simples:
Mudanças regulares de óleo: A maneira mais eficaz de cuidar do seu carro é trocar o óleo e o filtro de óleo regularmente. A maioria das garantias exige que o óleo seja trocado regularmente. Um motor moderno deve durar bem mais de 200.000 milhas quando devidamente cuidado. Fabricantes e empresas de petróleo geralmente recomendam trocar o óleo em intervalos de 3.000 a 6.000 milhas. Verifique o manual do proprietário para saber as recomendações específicas para o seu carro.
Baixa pressão dos pneus: Dirigir um carro com pneus mal calibrados desperdiça combustível e cobra um pedágio em seus pneus. Se você dirige com pneus com pressão insuficiente, estará rodando apenas com o piso próximo às bordas externas dos pneus. Os resultados são desagradáveis. Seus pneus se desgastarão rapidamente, seu consumo de combustível será prejudicado e a dirigibilidade e a frenagem do seu carro não serão tão precisas. Ao dirigir com um pneu com pressão insuficiente em velocidades de rodovia, o calor pode aumentar porque as paredes laterais estão flexionando muito. Isso às vezes resulta em uma ruptura.
Pressão alta dos pneus: operar um carro com pneus inflados demais não é muito melhor do que dirigir com pneus inflados demais. Pneus inflados demais podem projetar-se para fora, especialmente no meio da banda de rodagem. Isso significa que seu carro rodará apenas na parte central da banda de rodagem, em vez de percorrer toda a largura da banda de rodagem. Isso causa desgaste indevido dos pneus, manipulação rígida e desempenho de frenagem insatisfatório.
Filtro de ar: os filtros de ar coletam toda a poeira e areia do ar que entra em seu motor. Dirigir com filtros de ar sujos ou entupidos reduzirá o desempenho do seu carro e o consumo de combustível. Se você não consegue se lembrar da última vez que trocou o filtro de ar, provavelmente já passou da hora de trocá-lo. A maioria dos fabricantes recomenda trocar o filtro de ar uma vez por ano. Se você mora em uma estrada de terra ou ambiente semelhante, deve considerar a troca do filtro de ar com mais frequência.
Proteja das intempéries: Sol, vento e chuva podem causar estragos na pintura do seu carro. A melhor maneira de proteger a carroceria do carro é mantê-la coberta ou protegida quando não estiver em uso. Encerar seu carro ocasionalmente para evitar que o acabamento oxide sob o sol.
Suspensão: abusar do seu carro ao dirigir, ele irá rapidamente desgastar a suspensão. Quebra dura e cantos agudos podem ser divertidos, mas são terríveis para as peças da suspensão.
Minimize a marcha lenta: os motores não foram projetados para ficar ociosos por longos períodos de tempo. Se você vai ficar sentado por mais de um ou dois minutos, desligue o motor. A marcha lenta prolongada pode causar o desenvolvimento de um acúmulo nas velas de ignição. Esse acúmulo pode fazer com que as velas de ignição tenham um desempenho menos eficiente, desperdiçando gás. Além disso, as velas de ignição podem ficar sujas muito mais rápido se o acúmulo permanecer.
Viagens curtas frequentes: se você costuma dirigir apenas alguns quarteirões, experimente dirigir pelo menos alguns quilômetros ocasionalmente. Isso ajudará a carregar a bateria e também a queimar qualquer umidade que possa se acumular no silenciador. Os carros que são dirigidos apenas em viagens curtas por longos períodos de tempo têm maior probabilidade de desenvolver ferrugem no sistema de escapamento. Isso geralmente resulta na formação de orifícios no silencioso e no tubo de escape.
Dicas rápidas:
Mantenha um registro de milhagem de gás para cada carro que você possui. O consumo de combustível mais baixo pode indicar problemas que podem exigir sua atenção.