Como verificar e alterar o fluido da transmissão automática?
Enzo Davi Brito de Marques
• 4 min de leitura
Mudar o fluido da transmissão automática por conta própria pode economizar alguns dólares. O fluido de transmissão ajuda a resfriar a transmissão, e uma transmissão bem resfriada deve durar 100.000 milhas ou mais. Se você decidir trocar o seu, certifique-se de descartar o fluido antigo de maneira adequada e tome precauções para evitar que qualquer fluido entre em contato com sua pele ou entre em contato com seus olhos.
Claro, um mecânico não é necessário - você mesmo pode trocar facilmente o fluido de transmissão! Veja como:
Verifique o nível do fluido: vamos começar discutindo como verificar o fluido da transmissão. Abra o capô, ligue o carro e deixe-o parado. Deixe a transmissão em Park. Sempre verifique os níveis de fluido da transmissão quando o carro estiver funcionando. Se você tentar verificar os níveis de fluido com o motor desligado, obterá medições imprecisas.
Limpe qualquer sujeira, graxa ou fuligem que possa cair no tubo da vareta medidora. Agora remova a vareta medidora do fluido da transmissão e leia o nível indicado. O novo fluido de transmissão parece vermelho. O fluido de transmissão antigo é muito mais escuro, quase preto.
Fluido de transmissão baixo é sempre um mau sinal. Se o fluido de transmissão estiver baixo, provavelmente é devido a um vazamento em uma gaxeta ou em algum lugar nas linhas de resfriamento que vão para o radiador.
Intervalos de troca do fluido de transmissão: você pode estar se perguntando com que frequência deve trocar o fluido de transmissão. O intervalo recomendado entre as mudanças é geralmente cerca de 30000 a 40000 milhas. Muitas pessoas esperam muito tempo para trocar o fluido da transmissão automática, mas você deve incluí-lo na manutenção básica do carro. Se você esperar até que a transmissão mude de lugar ou comece a escorregar, provavelmente esperou muito tempo e uma revisão geral da transmissão pode ser necessária.
Drene o fluido da transmissão: primeiro, acione o freio de emergência e bloqueie os pneus para evitar que o carro se mova. Desconecte uma linha de resfriamento que vai da transmissão ao radiador. Conecte um pedaço de tubo de borracha ao tubo e coloque a extremidade livre do tubo em uma jarra de leite vazia. Dê partida no motor e deixe-o em marcha lenta. O fluido de transmissão deve fluir para fora da linha de resfriamento e para o jarro de leite. Assim que o fluido parar de fluir, desligue o motor. Você pode ter que colocar o carro no Drive para que o fluido flua. Certifique-se de descartar o fluido adequadamente em um centro de reciclagem. Reconecte a linha de resfriamento ao radiador.
Remova a bandeja de drenagem: Remova os parafusos que prendem a bandeja de drenagem ao fundo da transmissão. Isso pode ficar um pouco bagunçado, mas seria pior se você já não tivesse removido a maior parte do fluido.
Limpe a bandeja de drenagem: Use um pouco do fluido de transmissão e limpe completamente o interior da bandeja de drenagem. Remova todas as aparas de metal, lama e detritos. Limpe também todas as aparas de metal dos ímãs no fundo da panela.
Substitua o filtro: Remova o filtro e substitua por um novo. Não perca tempo tentando limpar um filtro para reutilizá-lo; sempre substitua o filtro ao trocar o fluido da transmissão. Certifique-se de que os anéis de vedação do novo filtro estejam encaixados corretamente.
Substitua a junta: geralmente é melhor substituir a junta de vedação da bandeja de drenagem. Você pode melhorar a vedação usando um adesivo RTV preto.
Instale a panela: Assim que o filtro e a junta estiverem no lugar, coloque a panela de volta na transmissão. Enrosque os parafusos manualmente nas primeiras voltas de modo que você não desfaça a rosca. Use uma chave de torque para apertar os parafusos com o aperto apropriado.
NÃO APERTE DEMAIS os parafusos. Isso pode danificar os fios da transmissão e amassar a frigideira.
Encha com fluido de transmissão automática: verifique o manual do proprietário para determinar o tipo correto e a quantidade de fluido para usar em seu carro. Geralmente é o fluido do tipo Dextron III, mas verifique o manual do proprietário ou o guia do fluido da transmissão para o caso de seu carro exigir um tipo diferente. Verifique o nível de fluido usando a vareta medidora de nível com o motor funcionando e a transmissão parada. Tenha cuidado para não adicionar muito líquido.
Mudar o fluido de transmissão pode parecer muito trabalhoso, mas você pode economizar dinheiro se você fizer isso sozinho.
Ferramentas necessárias:
Chave de boca aberta
Conjunto de soquete / catraca
Chave de torque
Tubos de borracha
Jarros de leite lavados e vazios
Dicas rápidas:
Sempre verifique os níveis de fluido da transmissão com o motor funcionando.