Seu carro, assim como seu corpo, precisa de fluidos para funcionar sem problemas. O fluido mais importante em seu carro é o fluido de freio, que o cilindro mestre do freio bombeia para os freios sempre que você pisa no pedal do freio. Quantidade inadequada e condição inadequada do fluido de freio de um carro pode resultar na falha simultânea de todos os freios, especialmente em frenagem brusca. Este artigo explica o processo de verificação da quantidade e condição do fluido de freio do seu carro.
Abra o capô do seu carro e localize o cilindro mestre do freio. É pequeno e retangular (cerca de 15 centímetros por 5 centímetros) e geralmente pode ser encontrado no lado do motorista do carro, em algum lugar perto da parte traseira do compartimento do motor. O cilindro é feito de metal com um reservatório de plástico coberto por uma tampa de borracha geralmente gravada com breves instruções sobre o tipo de fluido de freio a ser usado. Você também pode ler o manual de serviço do seu carro, pois ele contém um diagrama das peças do carro, incluindo o cilindro mestre do freio.
Níveis mínimos de fluido de freio
Examine as laterais do reservatório de plástico. Você deve conseguir ver o fluido pelas laterais do reservatório sem ter que abrir a tampa de borracha. As laterais do reservatório terão marcações que indicam o nível atual de fluido de freio. No mínimo, ele terá etiquetas para níveis completos e mínimos de fluido de freio. Pode ser necessário limpar um pouco da sujeira da estrada que se acumulou no lado do reservatório para que você possa ver as etiquetas com mais clareza. Você nunca deve deixar o nível do fluido de freio ficar abaixo do mínimo.
Carros mais antigos, especialmente aqueles fabricados antes de 1980, não têm reservatórios de plástico translúcido no cilindro mestre do freio. Nesse caso, você precisa destampar a tampa do reservatório para verificar o nível de fluido dentro. Usando uma chave de fenda, retire a braçadeira de metal e abra a tampa. Tenha cuidado para não derramar fluido de freio em qualquer superfície pintada ou na pele, pois o fluido de freio é muito corrosivo. Se o nível estiver muito baixo, reabasteça o fluido de freio usando o grau apropriado para o seu carro. O manual de serviço do seu carro geralmente contém informações sobre o tipo certo de fluido de freio para seu carro.
Carro constantemente precisando de recargas de fluido de freio
Embora os carros não consumam fluido de freio, o desgaste normal dos freios do carro fará com que o fluido de freio diminua gradualmente. Você não precisa sempre reabastecer o fluido de freio. Apenas certifique-se de que o nível permaneça cheio ou acima da marca mínima. Se você achar que seu carro precisa constantemente de recarga de fluido de freio, algo deve estar errado com seu carro e você deve levá-lo imediatamente a um mecânico automotivo para verificação. O fluido de freio escuro ou descolorido também é um sinal de alerta para você substituir o fluido imediatamente.
Entre os fluidos de que seu carro precisa para funcionar corretamente, o fluido de freio é o mais crítico. Níveis muito baixos de fluido de freio podem causar falha do freio, o que geralmente leva a acidentes que resultam em um carro colidido, ferimentos físicos ou morte de passageiros. Portanto, verifique os fluidos de freio do seu carro regularmente.