Como verificar o desgaste dos pneus do carro?

Por causa dos riscos representados por pneus gastos
Por causa dos riscos representados por pneus gastos, quase todos os estados da Europa e Canadá regulamentaram a profundidade mínima da banda de rodagem do pneu.

As ranhuras (ou banda de rodagem) na superfície do pneu do carro não existem por razões estéticas, mas por razões de segurança e desempenho. Com o tempo, a banda de rodagem se desgasta, resultando em menos contato da borracha com a estrada em condições de direção molhada (por exemplo, uma estrada molhada em um dia chuvoso). Estudos têm mostrado que pneus com banda de rodagem desgastada (chamados de pneus "carecas") aumentam a distância necessária para que o veículo pare completamente. Por causa dos riscos representados por pneus gastos, quase todos os estados da Europa e Canadá regulamentaram a profundidade mínima da banda de rodagem do pneu. Os proprietários de automóveis com pneus com piso abaixo do mínimo legal são frequentemente penalizados. Este artigo descreve o procedimento para verificar o desgaste dos pneus do seu carro, se não for por uma questão de segurança ou desempenho, pelo menos para evitar uma multa por usar pneus carecas.

Em primeiro lugar, certifique-se de que o veículo está totalmente parado e de que o motor está desligado. Se o veículo rodou por mais de dois quilômetros, espere os pneus esfriarem por cerca de trinta minutos. Usando o volante, gire os pneus para a esquerda ou para a direita de modo que tenham um ângulo para fora (cerca de 45 graus deve ser o suficiente) e tenha uma boa visão do pneu para inspeção.

Profundidade mínima legal do piso

Inspecione o piso visualmente. Em quase todos os estados, a profundidade mínima legal do piso é de 16 polegadas. Desde 1968, os fabricantes de pneus são obrigados pela legislação europeia a incluir um indicador de desgaste da banda de rodagem em todos os pneus. Os indicadores de desgaste do piso são pequenos blocos elevados de borracha moldados entre os passos. Os blocos têm cerca de metade da profundidade real do piso. Quando a banda de rodagem atinge o nível do indicador de desgaste da banda de rodagem, você precisa trocar os pneus imediatamente.

Os proprietários de automóveis com pneus com piso abaixo do mínimo legal são frequentemente penalizados
Os proprietários de automóveis com pneus com piso abaixo do mínimo legal são frequentemente penalizados.

Outro método é usar um centavo. Insira uma moeda, com a cabeça de Lincoln entrando primeiro, na banda de rodagem. Se você não consegue ver o contorno do couro cabeludo de Lincoln, então a banda de rodagem do seu pneu ainda está dentro dos limites legais, ou seja, a profundidade da banda de rodagem do seu pneu ainda não atingiu 16 polegadas. Caso contrário, é hora de comprar um pneu novo. Estudos recentes mostraram que o mínimo legal de 41 cm mal é suficiente para garantir a segurança. Os estudos recomendam aumentar o mínimo para 26 polegadas. Como você pode verificar se a banda de rodagem do seu pneu atende a esse novo padrão sugerido? Livre-se do centavo. Em vez disso, use um quarto. Como no método do centavo, insira a moeda no piso com a cabeça de George Washington entrando primeiro. Se a banda de rodagem cobrir Washington da cabeça, o piso ainda tem mais de 26 polegadas de altura. Caso contrário, substitua o pneu imediatamente.

Profundidade de piso adequada

A profundidade do piso não é a única indicação de desgaste do pneu. Às vezes, um pneu com profundidade de piso adequada precisa ser substituído por causa de outros problemas do pneu. Verifique se há rasgos, rasgos, cortes ou rachaduras. Verifique a parede do pneu para ver se há saliências que possam enfraquecer a parede do pneu. Inspecione também o pneu para ver se há objetos embutidos, como pedaços de vidro quebrado ou pregos. Nunca tente retirar um pedaço de vidro ou prego cravado, a menos que você tenha um pneu sobressalente. É possível que o prego tenha perfurado apenas a superfície do pneu e não o interior. Se você decidir retirar o objeto embutido, esfregue um pouco de água com sabão no orifício. Bolhas se formarão se houver escape de ar pelo orifício, caso em que você definitivamente precisará substituir o pneu imediatamente.

Se você verificar regularmente o desgaste das marcas dos pneus do seu carro, não apenas evitará multas, mas também aumentará sua segurança ao dirigir e fará com que seu carro tenha um desempenho melhor.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail