Como substituir a mangueira do radiador do seu carro?
Gil Pacheco de Santos
• 4 min de leitura
Será bom substituir rotineiramente a mangueira do radiador do carro, mesmo se você não tiver nenhum dano nela. Esta é uma medida de manutenção preventiva prudente. Programe a substituição a cada dois anos.
Para a maioria dos carros, substituir a mangueira do radiador é fácil e não levará muito tempo. Tudo que você precisa saber é onde procurar e como fazer a substituição sozinho.
Mangueira do radiador superior
Existem duas mangueiras do radiador para carros - uma é a mangueira superior do radiador, enquanto a outra é a mangueira inferior ou inferior. A mangueira superior do radiador é fácil de localizar quando você abre o capô. É a mangueira preta que vai da parte superior do radiador até a parte superior do bloco do motor. A mangueira pode vir em outras cores, mas geralmente é preta. Você pode não conseguir ver a mangueira inferior de onde está, então é melhor deslizar sob a frente do carro e verificar se há a mangueira inferior. É o que conecta a parte inferior do radiador e a bomba d'água.
Ao comprar uma mangueira de reposição, compre também uma braçadeira de reposição. As mangueiras superior e inferior terão uma braçadeira em cada extremidade que prende a mangueira ao radiador e ao motor. Embora os grampos antigos ainda possam estar funcionando, será muito mais fácil usar os novos grampos durante a substituição. Trate a mangueira e a braçadeira como um pacote "compre um, leve um".
Grande quantidade
Nunca opere o carro quando o motor estiver quente. Mesmo se o motor estiver desligado, certifique-se de que ele esteja frio. O fluido do radiador pode estar extremamente quente e uma grande quantidade de pressão pode se acumular dentro do radiador e das mangueiras. Para evitar acidentes, é aconselhável trabalhar no veículo com o motor desligado nas últimas horas.
Coloque um recipiente sob o radiador. Pode ser uma pingadeira ou um balde. Ele será usado para coletar o refrigerante antigo do sistema. O recipiente deve ser colocado logo abaixo da mangueira do radiador inferior.
Comece removendo as mangueiras. Você pode escolher qual mangueira remover primeiro. Para alguns, eles puxam primeiro a mangueira inferior para que o refrigerante possa ser drenado e você não tenha que se preocupar com isso mais tarde. Às vezes, a mangueira não parece se mover porque está firmemente conectada. Você pode usar uma faca para cortar a mangueira da extremidade acima da conexão. Você deve ser capaz de soltar a mangueira restante.
É hora de inserir as novas mangueiras. Coloque as novas mangueiras em suas posições originais, certificando-se de que estejam bem encaixadas. Quando eles estiverem em seus lugares adequados, coloque os grampos e aperte-os com uma chave de fenda Philips. Certifique-se de que as braçadeiras estão firmes.
Reabasteça o líquido de arrefecimento drenado. Depois de prender as mangueiras, reabasteça o sistema de arrefecimento com líquido refrigerante / anticongelante novo. Despeje lentamente até que esteja quase cheio e, em seguida, aperte a tampa do radiador.
Quando terminar, verifique se há vazamentos, pois você pode perfurar as mangueiras acidentalmente durante a instalação. Se você não encontrar nenhum, então se parabenize por substituir com sucesso a mangueira do radiador.