Uma corrente de motocicleta é uma parte muito importante de sua motocicleta. Mantê-lo limpo e bem lubrificado garante um passeio suave e sem problemas. A lubrificação também prolonga a vida útil da corrente da bicicleta.
Lubrificante preso dentro
Existem dois tipos de corrente para motocicleta - um tipo O-ring e a corrente simples de rolos sem anéis de borracha. Hoje em dia, a maioria das bicicletas vem com correntes do tipo O-ring. As correntes de O-ring têm elos atrás de cada anel com lubrificante preso dentro. Mesmo com o lubrificante já em cada elo, as correntes de O-ring ainda precisam ter lubrificantes externos para reduzir o atrito e manter a temperatura baixa.
Existem também muitos tipos diferentes de lubrificantes para correntes de motocicletas no mercado. Os motociclistas podem ter seus próprios favoritos. Você também terá que descobrir o seu próprio, provavelmente por tentativa e erro. Basicamente, existem apenas duas formulações de lubrificantes que você verá: espessas e pegajosas ou finas e aquosas. O tipo grosso e pegajoso adere à corrente com mais facilidade para que a parte de aplicação não tenha problemas. O problema é que ele deixa graxa branca entre os elos do O-ring, o que torna mais difícil para você limpar na próxima vez que precisar lubrificar a corrente.
A lubrificação é feita melhor quando a corrente ainda está quente, portanto, tente lubrificar a corrente após um passeio. Levante a roda da motocicleta do solo usando o descanso traseiro. Forre alguns jornais no chão para coletar gotas e borrifos de lubrificante.
Coloque a motocicleta em ponto morto e prepare-se para limpar a corrente com um limpador especificamente sugerido para um tipo de O-ring de corrente. Gire a roda lentamente enquanto borrifa o limpador de correntes. Você também deve borrifar entre as placas da corrente. Algumas pessoas usam WD-40 no lugar de limpadores de corrente, mas lembre-se de que isso pode diminuir a vida útil da corrente. Usando uma escova de metal, pano, escova de dentes velha ou toalha de papel, remova com cuidado o excesso de sujeira da corrente. Isso criará uma superfície limpa ideal para lubrificantes. Certifique-se de alcançar todos os dentes da roda dentada e elos da corrente. Depois de limpar a corrente, você precisará reaquecê-la em um curto trajeto de cinco minutos. Quando a corrente já estiver quente e pronta, levante as rodas traseiras novamente como fez na limpeza. Gire a roda lentamente enquanto pulveriza o lubrificante na corrente. Cubra toda a corrente, certificando-se de colocar lubrificante suficiente entre as placas. Recomenda-se que você borrife o lubrificante entre o conjunto de placas mais próximo de você por uma volta. Depois disso, borrife um pouco de lubrificante entre o conjunto de placas mais distantes de você por uma volta. Você não precisará mais colocar lubrificante na parte do meio, pois ele se espalhará naturalmente quando a corrente entrar em contato com a roda dentada. Limpe o excesso de lubrificante com um pano ou toalha de papel. Deixe o lubrificante secar por 15 a 30 minutos antes de dirigir sua bicicleta. Você tem a garantia de um passeio mais suave agora que a corrente da sua motocicleta está lubrificada.