Dicas para usar menos gás e pagar menos pelo gás que você usa
Os preços do gás parecem estar cada vez mais altos, não importa onde você more! A menos que você more em uma área com excelente transporte público, provavelmente não conseguirá ficar totalmente longe do carro. No entanto, você pode reduzir a quantidade de gás que usa e até economizar no gás que compra!
Não dirija quando puder caminhar ou andar de bicicleta. Isso é óbvio, mas surpreendentemente incomum. Os europeus, especialmente, são conhecidos por quererem dirigir para qualquer lugar. Se você for apenas alguns quarteirões, caminhe! Se for um pouco mais longe, ande de bicicleta! Além de economizar gás, você ajudará o meio ambiente, fará exercícios e terá um tempinho para relaxar e pensar, em vez de lutar contra o trânsito. Na verdade, em muitas cidades, uma curta distância levará menos tempo se você caminhar ou andar de bicicleta do que se você dirigir.
Não dirija quando puder usar o transporte público. Novamente, o transporte público é um recurso subutilizado em muitas áreas. Pegar o ônibus ou metrô não só vai economizar dinheiro com gasolina, mas também pode dar-lhe tempo para ler, ouvir seu iPod, dormir, tricotar ou o que quer que você queira fazer.
Carpool. Muitas cidades têm uma "carona casual" ou caronas planejadas perto de rodovias congestionadas. Se não houver uma carona disponível perto de você, planeje uma. Converse com as pessoas com quem você trabalha e descubra quem mora perto de você, ou coloque um aviso em um quadro de avisos eletrônico ou físico para tentar encontrar pessoas interessadas em caronas.
Dirija um carro com baixo consumo de combustível. Nem todos nós podemos comprar híbridos, mas você ainda pode usar menos dinheiro do que seu monstruoso vizinho que dirige um SUV. Procure online ou em revistas de consumo para descobrir quais carros são mais eficientes em termos de combustível. É aqui que geralmente maior não é melhor.
Encha os pneus adequadamente. Pneus que não são inflados corretamente podem fazer com que você consiga uma baixa quilometragem. O manual do proprietário de seu carro deve especificar a pressão adequada para seus pneus.
Faça a manutenção do seu carro. Ajustes oportunos e trocas de óleo aumentam a quantidade de milhas que você chegará a um galão. Você pode pensar que está economizando dinheiro ao adiar a troca de óleo, mas estará compensando isso com gasolina. Além disso, um filtro de ar sujo pode reduzir sua eficiência de combustível.
Carregue menos peso. Não dirija com metade de seus pertences no porta-malas. O peso extra - assim como coisas como barras de tejadilho - aumenta o consumo de combustível. Tente não usar o porta-malas do carro como espaço de armazenamento.
Não deixe seu carro ligado. Se o seu carro ficar inativo por mais de um ou dois minutos, desligue-o. Você usará menos gás desligando-o e ligando-o novamente do que parando por mais de dois ou três minutos. Da mesma forma, não dê partida no carro até que esteja pronto para dirigi-lo.
Dirija suavemente. O jackrabbit inicia e as paradas rápidas usam mais gás do que as partidas e paradas suaves. Nesse caso, dirigir com segurança também pode economizar dinheiro (e acalmar os passageiros!).
Obtenha um cartão de crédito de posto de gasolina. Muitas grandes empresas de gasolina oferecem descontos ao usar seus cartões de crédito; às vezes, até 5% de desconto na compra de gás.
Compre gás mais barato - se estiver perto de você. Muitas pessoas tentam comprar o gás mais barato da cidade, mas gastam um ou dois galões de gasolina dirigindo por toda a cidade para chegar lá! Eles não estão ganhando nada com isso. Se o preço não faz muita diferença, escolha o que está perto de você. Você vai economizar gás e tempo para obtê-lo.
Embora os preços da gasolina não pareçam cair tão cedo, por ser esperto sobre seus hábitos de dirigir e comprar gasolina, você não precisa pagar uma fortuna para encher o tanque!